Teatro e exposições

A curiosa e provocadora obra fálica que está a enfurecer Nápoles

Chama-se "Tu És Uma Coisa Grande", tem 12 metros e, segundo o autor, "simboliza o amor" do autor pela cidade.
Tem 12 metros.

Uma escultura de 12 metros erguida na cidade de Nápoles, em Itália, tem despertado a atenção de vários turistas e locais. A curiosidade não se deve apenas ao tamanho da instalação megalómana, mas também ao formato fálico instalado esta quarta-feira, 9 de outubro, numa das principais praças da cidade.

O nome não é menos sugestivo. Chamada “Tu Si’ ‘na Cosa Grande” (“Tu És Uma Coisa Grande”, em português) trata-se de uma obra do falecido designer italiano Gaetano Pesce e, segundo o município, “simboliza o amor” que o autor sente pela região italiana e pelas suas raízes.

O objetivo da escultura é, na verdade, homenagear os trajes usados pelos Pulcinella, comum nas Commedia dell’Arte napolitana, as comédias italianas clássicas. Uma homenagem estilizada e seguindo a estética do artista, conhecido pelo uso inventivo de cores e materiais.

Além da peça principal, que vai manter-se de pé até 19 de dezembro, a instalação é acompanhada por um coração vermelho com cinco metros de altura, atravessado por uma flecha do Cupido. Ambos podem ser iluminados a partir do interior.

A obra foi colocada para substituir a “Vénus dos Trapos”, de Michelangelo Pistoletto. É uma versão ampliada de uma escultura clássica que surge ao lado de uma série de roupas descartadas, em exposição na Piazza del Municipio.

Vários turistas e locais têm questionado a obra. “Pergunto-me o que Gaetano Pesce quis fazer com esta nova instalação”, disse uma moradora, Rosalba, citada pelo “Público”. “Não podíamos perder esta [obra], que, para ser sincero, é realmente um símbolo fálico em toda a sua glória”, terá dito outro residente, Matteo.

Pesce morreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em abril deste ano, aos 84 anos. O seu trabalho caracteriza-se por várias referências sociopolíticas e à cultura pop. Segundo o município, “sabe ser, ao mesmo tempo, culto e popular, irónico e sentimental, conceptual e emocional.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT