Teatro e exposições

Da pintura à fotografia. MAAT recebe 5 novas exposições em setembro e outubro

Entre as propostas há uma exposição de William Klein, um dos nomes mais importantes da fotografia na segunda metade do século XX.
Vão ser representadas diferentes artes.

Com o início da nova temporada, o MAAT, em Lisboa, prepara diversas novidades para os visitantes nos próximos dias. A partir da quarta-feira, 18 de setembro, há três exposições inéditas para descobrir.

Uma delas, intitulada “Black Ancient Futures”, apresenta criações de 11 artistas influenciados pela diáspora africana, alguns dos quais são exibidos em Portugal pela primeira vez. Será “uma viagem por narrativas e paisagens visuais alternativas, que desafiam o status quo da arte contemporânea”, descreve o museu.

Outra opção é a exposição dedicada ao renomado fotógrafo americano William Klein, uma das figuras mais influentes da sua área na segunda metade do século XX. Intitulada “O Mundo Inteiro É um Palco”, esta é considerada a sua mostra mais ambiciosa e abrangente, com cerca de 200 imagens — desde fotografias de rua e moda até ao cinema, produção editorial e ainda pinturas do início da sua carreira.

Adicionalmente, a artista Catarina Dias apresenta “INVERTED ON US”, a sua nova instalação que, “num momento de plena expansão da sua trajetória, dá continuidade ao questionamento que tem desenvolvido em torno das imagens e das modalidades da sua apresentação e visualização”, adianta o MAAT.

No final de outubro chegam mais novidades. Na Galeria Oval, serão exibidas mais de 500 pinturas de Vivian Suter, uma artista de origem suíço-argentina que investiga as potencialidades da pintura, especialmente em relação à natureza. Após a sua exibição em Lisboa, a mostra seguirá para Paris, onde será apresentada no Palais Tokyo na verão de 2025.

Na Galeria 2, estarão em exibição quatro peças luminosas do artista britânico Anthony McCall, que recentemente esteve em exibição no Tate Modern, em Londres, e no Guggenheim Bilbao.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT