Teatro e exposições

“Desalojamento Local”: Bordalo II colocou 4 tendas na “Rua das Angústias”

Nova intervenção do artista plástico português na capital é uma crítica à crise na habitação e ao excesso de alojamentos locais.
Criou a "Rua das Angústias".

Depois do tapete “Walk Of Shame” coberto com notas falsas que colocou no altar-palco da JMJ construído para a visita do Papa; Bordalo II pintou, a vermelho, o símbolo de tourada na sinalética do Campo Pequeno. Agora, voltou a criar uma obra de protesto, desta vez, contra os preços da habitação. 

A mais recente intervenção do artista plástico chama-se “Desalojamento Local” e é uma crítica ao excesso de alojamentos locais e, consequentemente, à escassez de casas disponíveis e acessíveis aos portugueses.

O problema é a ganância do privado Vs. a incompetência do Estado. Não critico turistas, estrangeiros e muito menos imigrantes, mas sim a falta de medidas que consigam equilibrar a balança e parar de expulsar as pessoas que realmente vivem nas cidades, transformando-as em gigantes parques de diversão sem alma”, escreveu nas redes sociais.

Como forma de protesto contra a crise de habitação, Bordalo II criou a “Rua das Angústias” e montou quatro tendas pintadas de casas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. Num sinal de proibição, escreveu: “Exceto turistas, nómadas digitais e vistos gold”. Já as placas de localização, apenas indicam para hotéis, hostels e postos de turismo.

À praça do Príncipe Real, passou a chamar “Place du Prince Royal” e a rua de Campo de Ourique ganhou o nome “Rue Champ de D’Ouris”. O artista plástico transformou ainda um banco de rua numa cama, explicando que “é urgente regular a loucura da especulação que retira a dignidade a uns para encher os bolsos a outros”.

“Em Portugal, em 2023, há pessoas que se levantam todos os dias para trabalhar oito ou mais horas e chegam ao final do mês sem conseguirem pagar uma casa para viverem”, lê-se na publicação. Nas redes sociais, Bordalo II apelou ainda aos seguidores para se juntarem à manifestação “Casa para viver — planeta para habitar”, que decorre no sábado, às 15 horas, para defender “um direito que é de todos”. O protesto acontece em várias cidades do País, como Lisboa (Alameda), Porto (Batalha), Aveiro (Largo Jaime Magalhães) e Braga (Coreto da Avenida).

O sucesso das exposições de Bordalo II já atravessaram fronteiras. Entre 28 de março e 3 de maio de 2023, teve várias peças em mostra na galeria Usina Luis Maluf, em São Paulo (Brasil). “Bicho Homem” apresentava cerca de 40 obras inéditas. Simultaneamente, na cidade também havia uma série de murais assinados pelo artista.

Aproveita para ler a entrevista da NiT ao célebre artista português e carregue na galeria para ver a intervenção “Desalojamento local” de Bordalo II. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT