Teatro e exposições

Quadros de Andy Warhol foram roubados — e ficaram “irremediavelmente danificados”

As obras fazem parte de uma série criada pelo artista norte-americano nos ano 80. O roubo não foi bem sucedido.
Fazem parte da série “Reigning Queens”

Duas obras com a assinatura de Andy Warhol foram roubadas da galeria de arte MPV Gallery, em Oisterwijk, nos Países Baixos. Os assaltantes recorreram a explosivos para conseguirem entrar, durante a madrugada de quinta-feira, 31 de outubro, e levarem consigo os retratos da rainha Isabel II e da rainha Margrethe, da Dinamarca.

As obras de arte faziam parte da série “Reigning Queens”, que iria ser vendida numa feira de arte em Amesterdão. O artista criou as obras na década de 1980, nas quais retrata quatro monarcas daquela época: Isabel II, a dinamarquesa Margrethe II, a holandesa Beatrix e a rainha Ntombi Twala da Suazilândia.

Ainda assim, nem tudo terá corrido como planeado durante o assalto. De acordo com Mark Peet Visser, proprietário da galeria, os ladrões não conseguiram levar todas as obras da série, tendo as imagens de videovigilância revelado que não cabiam no veículo usado para a fuga.

Acabaram por ser deixadas na rua, mas durante o assalto os quadros terão ficado “irremediavelmente danificados” durante a tentativa de remoção das molduras. A explosão arrancou com a porta de entrada da galeria, tendo deixado destroços e vidros espalhados pela rua.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT