Teatro e exposições

Está a chegar uma peça de teatro ao ar livre no Parque da BenSaúde

Chama-se "Ergue-te Ó Sol" e convida o público a acompanhar os atores (e a cena) ao mesmo tempo que se liga à natureza.
Mas não é apenas em Lisboa que o espetáculo terá lugar.

É uma adaptação do texto “Andar a Pé”, de Henry David Thoreau, e vai fazer de facto com que o público caminhe juntamente com o desenrolar da performance. Neste espetáculo vivo e dinâmico vai ser possível com que cada espetador escolha a história que pretende seguir. Isto tudo pelos passeios e jardins do Parque da BenSaúde, em São Domingos de Benfica, onde quem atua e quem vê atuar vai estar envolvido numa ligação perfeita entre a natureza e o teatro.

“A situação pandémica dos últimos meses revelou ainda mais a importância que o contacto com a natureza tem para todos os seres humanos. Momentos de lazer ao ar livre, um passeio num local natural, ou mesmo atividades culturais, que promovem um momento de descontração em família. Foi a pensar na necessidade de promover estes momentos em comunhão com a natureza, em segurança, que quisemos trazer o teatro à sua génese: ao ar livre”, explicou o encenador da peça, João Garcia Miguel.

“Ergue-te Ó Sol” é o nome da nova peça dos Filhos de Nenhures, uma iniciativa bianual da Companhia João Garcia Miguel e do Teatro Ibérico.

O espetáculo recebe inspiração do texto com mais de 200 anos de Thoreau e, logo, no debate de temas como “a relação do homem com a natureza, o respeite peça ou o seu papel na civilização”. Todos eles retratados e conduzidos por um determinado ator em cada performance, que se divide em diversas exibições do dia 24 a 31 de julho, com sessões às 17h30 e 19h00. Especificamente, e para tornar o “Ergue-te Ó Sol” inclusivo, vai ser apresentada uma versão em inglês nos dias 25 e 31, às 17h30.

As performances da Companhia João Garcia Miguel vão chegar depois ao outro lado da margem do rio Tejo. Do dia 29 de julho ao dia 31, o espetáculo será exibido na Mata dos Medos, na Fonte da Telha, em Almada. Os horários das sessões são os mesmos que em Lisboa: 17h30 e 19h00. Já as versões em inglês vão acontecer no dia 29, às 17h30h e dia 30, às 19h00.

O “Ergue-te Ó Sol” tem entrada gratuita, sendo apenas necessário que todas as pessoas que desejam assistir ao espetáculo reservem os bilhetes com o Teatro Ibérico. Para o fazer devem contactar o número 927 510 092 ou enviar um e-mail para bilheteira@nullteatroiberico.org, com a indicação do nome, dia e hora da sessão a assistir e ainda o contacto pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT