Teatro e exposições

Chega a Lisboa a exposição fotográfica que junta mãos por uma boa causa

A iniciativa comemora o 40.º aniversário do Instituto de Apoio à Criança. Está em exibição até 11 de janeiro.

Para celebrar os 40 anos de proteção dos direitos das crianças, o Instituto de Apoio à Criança (IAC) apresenta uma exposição fotográfica intitulada “You Hand Me — Mãos que Transformam Vidas”. A exibição estará patente até 11 de janeiro na Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. A entrada é gratuita.

Inaugurada a 6 de dezembro, a exposição reúne o trabalho de Ricardo Pereira Silva, fundador da RAWPHØTO. “Como pai, fotógrafo, e porque tenho olhos e mãos, criei este projeto fotográfico e social onde crianças que não se querem expor, mas querem dar as mãos, unem-se a quem, acostumado aos holofotes, pode estender uma mão valiosa à causa”, explica o fotógrafo.

A exposição é descrita como uma “poderosa metáfora visual”, com o objetivo de sublinhar a importância da solidariedade e do apoio na vida das crianças. Os retratos mostram 20 crianças apoiadas pelo IAC de mãos dadas com 20 figuras públicas. Entre os participantes estão Carlos Moedas, Clara de Sousa, Dino D’Santiago, Joana Marques, Melânia Gomes e Manuel Luís Goucha.

Além da exposição, foi lançado um foto livro com a mesma temática. Nele, estão reunidas as histórias e as imagens captadas durante os encontros. “O livro celebra a solidariedade e a união entre aqueles que têm uma história de vida de sucesso e os que, a dada altura, precisaram ou ainda precisam de apoio”, afirma a organização. O livro deve ser lançado apenas em janeiro, mas já pode ser reservado através do email youhandme@nulliacrianca.pt. O valor é ainda desconhecido. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT