teatro e exposições

Este museu no Porto vai fazer uma exposição para contar a história da Covid-19

O Museu de História Natural e da Ciência já começou a recolher objetos e a catalogá-los para o efeito.
Máscaras, viseiras e muito mais.

O Museu de História Natural e da Ciência do Porto vai ter uma exposição com elementos sobre a Covid-19. O objetivo é contar a história da pandemia e os objetos já começam a ser recolhidos e catalogados para que isso aconteça. Por enquanto, ainda não há previsão de quando possa abrir ao público.

“Enquanto profissionais que preservam a memória, os curadores por todo o mundo sentiram logo este impulso de constituição de coleções que marcassem o momento e contassem esta história. E em Portugal não foi diferente”, explica Rita Gaspar, curadora das coleções de Arqueologia, Etnografia e Antropologia biológica, aqui citada pelo Porto.pt.

A recolha que está a ser feita junta equipamentos de proteção individual, como é o caso das máscaras de tecido, das indicadas para a comunidade surda ou as viseiras desenvolvidas por impressoras 3D, por exemplo.

É importante guardar esta memória, registando desde as máscaras sociais que foram feitas em casa, até à empresa de cotonetes que alterou a sua produção para zaragatoas em tempo recorde e em articulação com a academia, ou o centro de investigação que desenvolveu os testes rápidos”, continua.

Vacinas e ventiladores são outros dos elementos que esperam recolher para fazer parte desta exposição. Rita Gaspar revela que por todo o mundo se tem assistido a um recolher natural deste tipo de materiais, mas também de desenhos de crianças, por exemplo, uma vez que este é um período que vai entrar para a história.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT