Ao longo de três anos, o Lisboa Comedy Club tem estado em constante evolução. Inicialmente, funcionava exclusivamente no ambiente digital: através de plataformas de entrega, era possível solicitar refeições e receber um código para assistir, online, a atuações de humoristas. Com o fim da pandemia, o clube obteve finalmente um espaço físico na Avenida Duque de Loulé. E, no próximo mês, estão previstas mais novidades.
A principal não se limita a uma estreia nacional, é também mundial: um clube de comédia dedicado exclusivamente aos mais novos. A iniciativa irá contar com diferentes modalidades. Haverá, por exemplo, workshops de um fim de semana que culminarão numa apresentação onde os miúdos serão os protagonistas. Estas aulas serão ministradas a dois grupos distintos, contemplando jovens entre os 8 e os 12 anos e entre os 12 e os 14 — contudo, estas faixas etárias ainda não estão fechadas.
“Aos 12 ou 14 anos, quando são pré-adolescentes, já demonstram uma inclinação para esta arte e conseguimos detetar algumas skills para a comédia”, esclarece o responsável pelo projeto, Nelson Fernandes, à NiT.
Adicionalmente, alguns comediantes vão adaptar os seus textos, evitando piadas inapropriadas e linguagem provocatória. “Queremos aproximar esta arte do público mais jovem. . Existem muitos temas porreiros, que são interessantes e adequados para todos.”
Os espetáculos decorrerão aos sábados e domingos, durante o novo brunch, que apresenta novidades no menu — inclui mais pratos saudáveis, como saladas e wraps. A partir de outubro, o Lisboa Comedy Club também começará a acolher festas de aniversário, onde, não faltarão, naturalmente, as piadas.
No que diz respeito à programação regular, voltada para o público adulto, já estão a ser divulgadas novas atuações, que se alinham com o que os espectadores desejam — proporcionando também palco a mais humoristas. “Queremos mostrar que existem vários formatos de stand-up comedy”, sublinha Nelson.
A partir de setembro, poderá assistir aos roasts e ao show do gongo, onde o público decide o vencedor. “É uma dinâmica muito divertida”, assegura o responsável. O espaço dinamiza também a Liga de Honra, um formato em que seis talentos participam num open mic: o melhor é premiado e tem a possibilidade de se tornar um artista regular do clube durante um mês.
O Lisboa Comedy Club funciona de terça a sábado, das 19h30 à meia-noite, com espetáculos em português. Aos domingos, as apresentações são em inglês.