Teatro e exposições

Évora vai ser a Capital Europeia da Cultura em 2027

Esta é a quarta vez que uma cidade portuguesa recebe o título atribuído por Bruxelas.
A Capital Europeia da Cultura de 2027.

Évora será a Capital Europeia da Cultura em 2027. O anúncio foi feito esta quarta-feira, 7 de dezembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Estavam também a concorrer Aveiro, Braga e Ponta Delgada. Évora irá representar a cultura europeia ao lado da cidade letã de Liepaja.

Évora irá receber quase 30 milhões de euros de fundos nacionais e europeus para que os projetos culturais planeados — e que fizeram com que a cidade alentejana fosse selecionada — sejam concretizados. Porém, os programas desenvolvidos pelas outras cidades não serão em vão.

O ministro da cultura, Pedro Adão e Silva, que esteve presente na sessão, garantiu que haverá um aproveitamento desses projetos. “Criaremos uma Capital Portuguesa da Cultura, começando já nos anos 2024, 2025 e 2026”, disse, citado pelo “Expresso”. As cidades de Aveiro, Braga e Ponta Delgada serão as primeiras, contando com apoios de dois milhões de euros.

Um painel de 11 especialistas nomeados pelo Ministério da Cultura e pelas instituições da União Europeia procederam à decisão entre as quatro cidades. Coube à presidente do júri, Beatriz Garcia, anunciar a decisão no CCB. A sessão contou ainda com uma representante da Comissão Europeia, Sofia Moreira de Sousa.

Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012) são as outras cidades portuguesas que já foram Capital Europeia da Cultura. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT