Teatro e exposições

Guggenheim de Bilbau vai homenagear Vieira da Silva

"Anatomia do Espaço" estará em exibição no museu espanhol em 2025.
Até 2026.

Em outubro de 2025, o Museu Guggenheim de Bilbau, em Espanha, será palco de uma homenagem à pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva. A exposição, intitulada Anatomia do Espaço estará patente até fevereiro de 2026 e vai apresentar as formas abstratas e ilusões de ótica características da obra da artista.

“Esta exposição irá olhar para lá das referências formais à cultura visual portuguesa e aos movimentos de vanguarda como o cubismo e o futurismo”, explica o museu espanhol. A mostra tem inauguração prevista para 17 de outubro e faz parte de um plano de internacionalização da obra de Vieira da Silva.

A iniciativa foi anunciada em maio de 2024 por António Gomes de Pinho, presidente da Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva. Na altura, Gomes de Pinho revelou que a exposição passaria pelo Guggenheim de Bilbau e também por Veneza. “São exposições em preparação para os próximos anos, que representarão um grande esforço de internacionalização da obra da artista e da cultura portuguesa”, explicou, citado pelo “Observador”.

A programação do museu espanhol não se limita a Vieira da Silva. Outro destaque vai para a exposição Pintando o Brasil Moderno, dedicada à artista brasileira Tarsila do Amaral, uma figura central do modernismo na América Latina.

Maria Helena Vieira da Silva nasceu em Lisboa, mas mudou-se para Paris onde fez florescer a carreira de pintora. Destaque para uma das pinturas mais icónicas, a “La Chambre à Carreaux”. A pintura está repleta de formas geométricas quadriculadas, desafiando a perceção entre o espaço e a profundidade. 

Em 1988, Vieira da Silva foi eleita membro da Royal Academy of Arts de Londres e em 1991 nomeada oficial da Legião de Honra em França. Morreu em 1992, com 83 anos, na capital francesa, onde viveu quase toda a vida e onde recebeu as maiores honras. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT