Teatro e exposições

Exposição imersiva sobre a vida e obra de Frida Kahlo vai chegar a Lisboa em outubro

A mostra com uma forte vertente multimédia poderá ser visitada no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras a partir do dia 27.

Depois de ter sido inaugurada no Porto a 10 de março, a exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone” está a caminho de Lisboa. É já a partir do dia 27 de outubro que vai poder fazer uma viagem multisensorial pela da vida da artista mexicana Frida Khalo através de fotografias, imagens de vídeo, instalações artísticas e, claro, pinturas projetadas. O projeto resulta de uma parceria entre a Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona e o estúdio criativo Layers of Reality.

A instalação, dominada pelo multimédia e com uma componente imersiva e interativa, pode ser visitada no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras. A organização promete uma “viagem envolvente e emotiva pelo percurso existencial de uma das artistas influentes de todos os tempos”, através de um “espetáculo multimédia 360º, experiências de realidade virtual, animações holográficas e video mapping em esculturas”.

Nesta mostra não vai encontrar as obras criadas pela artista, mas sim um percurso sobre a sua vida pessoal e artística, os acontecimentos mais marcantes e as suas particularidades. A experiência divide-se em dois momentos principais. No primeiro, os visitantes podem ver as instalações artísticas, fotografias históricas e filmes originais, havendo ainda uma componente de realidade virtual, onde podem criar um modelo personalizado de Frida Kahlo. Já no segundo momento, existe um espetáculo audiovisual a 360 graus, focado em momentos singulares do percurso da artista.

“Desta vez quisemos focar a exposição sobre a vida, celebrar um artista e — mais do que um artista — neste caso, uma mulher que passou à história como uma lutadora, um grande ícone de luta, é nesse sentido que a exposição é desenvolvida”, explicou à NiT o produtor executivo da Immersivus Gallery, Edoardo Canessa, quando a mostra se estreou no Porto.

E acrescentou: “Pensamos que é uma personagem que de alguma maneira está na moda. Toda a gente sabe alguma coisa sobre a Frida, mas acho que as pessoas têm curiosidade de saber mais, de conhecer mais e de viver um pouco o espírito da Frida, que é o que vamos tentar fazer com a exposição.”

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 17 às 20 horas, e os bilhetes custam 10€ até dia 2 de novembro. Enquanto espera pela inauguração, carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre a mostra no Porto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT