“Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino” chegou ao Palácio Anjos em Algés com uma proposta ousada e provocadora e, ao mesmo tempo, pedagógica. A ideia é que fosse mais que uma mera exposição de obras de arte relacionadas com o tema e se tornasse num espaço que contribuísse para enaltecer o tema do prazer sexual feminino, numa perspetiva artística e científica, de forma a oferecer uma experiência completa a quem a visita.
“As mulheres têm muitas formas de sentir a sua sexualidade e esta exposição é sobre essas várias formas. E também sobre a importância da intimidade sexual e de os encontros sexuais serem feitos com consentimento. É muito importante falar disto neste momento”, reforçava a sexóloga Marta Crawford, idealizadora e curadora da mostra, aquando da sua inauguração.
A exposição — a primeira do Musex, Museu Pedagógico do Sexo, criado em 2010, com a missão de promover o conhecimento e a reflexão sobre a sexualidade humana — alia, assim, sexo e arte para pôr o público a refletir e a falar sobre sexualidade feminina e acabar com os tabus relacionados com o tema. Ao todo são 35 os artistas que ali têm expostas as suas obras, divididas pelas três partes da exposição, dedicadas a três diferentes órgãos: cérebro, pele e clitóris. São estes os três destinos por onde vai passar nesta irreverente viagem feito no Palácio Anjos que, metaforicamente, se transformou na representação de um corpo feminino.
Inaugurada a 24 de junho de 2022, a exposição estava prevista manter-se até 30 de dezembro. Dado o elevado interesse revelado pelo público, tanto português como estrangeiro, o Munícipio de Oeiras decidiu prolongá-la até dia 8 de março de 2023, quarta-feira. O dia não foi escolhido ao acaso, já que é nessa data que se celebra o Dia Internacional da Mulher, que será assinalado com uma programação especial.
A mostra ganha, assim, mais dois meses de portas abertas. “O interesse pela exposição demonstra a vontade da sociedade em discutir, sem tabus, o prazer sexual feminino. A mostra deu às pessoas a possibilidade de, através de obras de arte contemporânea, abordar esta temática de forma aberta e pedagógica”, considera a psicóloga e sexóloga Marta Crawford.
No seguimento do trabalho que tem vindo a fazer ao longo dos últimos meses, “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino” vai continuar a promover uma programação paralela, com diversos eventos e iniciativas relacionadas com o tema central da mostra.
Conheça o programa de janeiro.
6 de janeiro (sexta-feira)
18 horas — Visita orientada com Marta Crawford e visita pop-up à obra de Paula Rego com Catarina Alfaro.
14 de janeiro (sábado)
15 horas — Conversa “Vamos falar sobre sexo?” com Marta Crawford.
18 horas — Visita orientada com Marta Crawford.
15 de janeiro (domingo)
12 horas — Visita orientada com a curadora Fabrícia Valente.
15 horas — Oficina “Intimidades a retalho” com Teresa Almeida.
21 de janeiro (sábado)
17 horas — Workshop “Breve História do Sexo” com Isabel Freire.
28 de janeiro (sábado)
15 horas — Visita orientada com a curadora Fabrícia Valente.
O mês de janeiro traz ainda outra novidade. Será lançado um estudo sobre o prazer sexual, realizado no âmbito de uma parceria entre o MUSEX — Museu Pedagógico do Sexo, o Mestrado em Sexologia da Universidade Lusófona, a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) e a Associação Gerador. Os resultados desta investigação, que irá dar uma nova perspetiva sobre como os portugueses vivem o seu prazer sexual, serão apresentados até março.
“Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, poderá continuar a ser visitada nos mesmos horários: às terças, quartas, quintas e domingos das 11 às 19 horas e às sextas, sábados e feriados das 11 às 20 horas. O bilhete para a exposição tem o valor de 5€ e pode ser adquirido no Palácio Anjos ou na Ticketline.
Também as consultas de sexologia e aconselhamento conjugal, uma parceria entre o MUSEX e a Associação para o Planeamento da Família (APF), irão continuar a realizar-se. Podem ser agendadas no site do Musex e têm o valor de 45€, tanto as individuais como as de casal.