Teatro e exposições

Exposições de Joana Vasconcelos e Cesariny no MAAT vão ser prolongadas

Terminavam no domingo, 18 de fevereiro. Ambas têm visitas orientadas gratuitas, mediante apresentação do ingresso no museu.
Uma das obras de Joana Vasconcelos que está exposta.

“Plug-in”, a exposição que marcou o regresso de Joana Vasconcelos a Lisboa, em setembro de 2023, foi inaugurada a 29 de setembro, no MAAT. Deveria terminar a 18 de fevereiro, mas foi prolongada até dia 8 de abril. O mesmo irá acontecer com “O Castelo Surrealista de Cesariny”: deveria encerrar igualmente no próximo domingo (18), mas poderá ser visitada até 4 de março.

Como a NiT já lhe tinha contado, a mostra de Joana Vasconcelos trouxe inclui sete peças criadas pela artista a partir de 2000 — algumas que nunca haviam sido mostradas. Ocupa dois espaços do MAAT: o Central e o Gallery.

Já “O Castelo Surrealista de Cesariny” celebra o centenário do nascimento de Mário Cesariny (1923-2006), considerado por muitos a figura-chave do surrealismo em Portugal.  Conta com a curadoria de João Pinharanda, Afonso Dias Ramos e Marlene Oliveira e procura “comemorar a sua vida e a sua obra poética e plástica no contexto dos tempos e obras díspares que reivindicava como fonte de inspiração, das obras que lhe foram coevas, dos artistas que conhecia, daqueles de quem foi companheiro ou de outros que prolongaram diálogos com a sua obra, mas também dos retratos que lhe foram feitos, das culturas que admirava, dos amantes que conheceu e dos objetos de que se rodeava”, pode ler-se no site do museu.

A exposição “Plug-In” tem visitas orientadas (gratuitas mediante apresentação de bilhete de entrada) todos os dias, com exceção das terças-feiras, às 13h30, 16 e 18 horas. Aos sábados e domingos acontecem pelas 11 horas. Já a segunda, também funciona todos os dias, com exceção das terças-feiras, às 12 e às 17 horas (aos sábados e domingos às 15 horas). A entrada no espaço custa entre 8 a 11€.

Leia também este artigo da NiT para descobrir em que dias poderá fazer aulas de ioga mo MAAT, entre as obras de Joana Vasconcelos.

Carregue na galeria para conhecer bolo de noiva com 12 metros de altura encomendado à artista por Lord Rothschild para comemorar os 650 anos da aliança luso-britânica.

ver galeria

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT