Após 16 edições de sucesso, o festival InShadow — Lisbon Screendance Festival está de volta à capital entre 11 de novembro e 19 de dezembro. O evento irá decorrer em 14 espaços culturais da cidade.
Da programação fazem parte sete categorias: competições internacionais, performances, exposições; instalações, LittleShadow para miúdos, sessões especiais; workshops e masterclasses.
Uma das categorias em destaque é a Competição de Vídeo-Dança que vai decorrer no Teatro do Bairro, no Príncipe Real, entre 25 e 29 de novembro. Irá reunir talentos nacionais e internacionais. Ao longo dos dias haverá sete sessões que contam, no total, com a projeção de 74 filmes experimentais onde a coreografia está em destaque.
Por outro lado, a Competição de Animação vai realizar-se na Biblioteca de Alcântara, de 11 e 14 de novembro, com exibição de oito filmes focados na representação do corpo através da dança. Haverá ainda concursos para outros géneros cinematográficos, como documentário, entre 19 e 22 de novembro na Casa do Comum, no Bairro Alto.
O festival também não se esqueceu dos miúdos e, para eles, criou uma secção chamada LittleShadow. A programação inclui diferentes experiências criativas para explorar os movimentos artísticos. Conheça as várias atividades para os mais novos no site do festival.
Também a pensar nos mais pequenos, muitos dos espaços que receberão o InShadow vão organizar atividades paralelas. A Biblioteca de Alcântara, por exemplo, vai exibir oito filmes de animação, enquanto o Museu da Marioneta vai ter uma atividade que os coloca frente a frente com o braille — aqui é a acessibilidade e inclusão que estão em destaque.
Ao longo dos dias, o festival terá muitas outras atividades, como exposições de fotografia e performances ligadas ao movimento do corpo. Pode conhecer o programa completo através do site da organização.
Os bilhetes também poderão ser adquiridos online, apesar de ainda não estarem disponíveis. Os preços vão variar consoante cada espaço e atividade. Por exemplo, a entrada no Teatro do Bairro tem o preço de 3€, já noutros locais a entrada será gratuita como na Casa Comum e a galeria da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

LET'S ROCK






