Teatro e exposições

Festival Cumplicidades: os espetáculos de dança regressam a Lisboa já em setembro

O evento acontece a cada dois anos e tem tido uma programação cada vez mais completa.
Há espetáculos para todos os gostos.

O Festival Internacional de Danças Contemporâneas Cumplicidades vai voltar a Lisboa. Depois do cancelamento em março, devido à pandemia, e após uma longa espera, o conjunto de espetáculos prepara-se para regressar e trazer o melhor da dança à capital portuguesa.

A programação da terceira edição do festival vai ser dividida em duas fases, com a primeira a arrancar já a 22 de setembro com “Your Teacher Please”, onde Ana Rita Teodoro, enquanto aluna, atravessa as práticas de dança butô, que lhe foram transmitidas por Yoshito Ohno no seu estúdio.

Já a segunda fase de espetáculos e workshops vai ter lugar no início de 2021, mais concretamente entre fevereiro e março. Outros espetáculos incluem, por exemplo, “Mina” de Carlota Lagido, que se assume como uma sessão feminista —  um manifesto sobre mulheres que viveram diferentes épocas e diferentes conflitos de desigualdade de género. Vão haver quatro sessões deste espetáculo, a começar no dia 4 de março.

Esta edição vai ser composta por vários espetáculos, workshops e conversas que irão acontecer em diferentes espaços, como o Centro Cultural de Belém ou a Culturgest. O programa e a informação sobre os bilhetes estão disponíveis no site do Cumplicidades.

A ideia do festival surgiu em 2015 pela mão do bailarino e coreógrafo Francisco Camacho e tem sido realizado de dois em dois anos, com uma programação cada vez mais vasta. Este ano, a curadoria está a cargo de André Guedes e Sara Machado. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT