Teatro e exposições

Fotojornalista português entre os melhores do mundo para a World Press Photo

A imagem de Nuno André Ferreira, captada num incêndio em Viseu, conquistou o terceiro lugar na categoria de Spot News.
A foto distinguida

Anunciados esta quinta-feira, 15 de abril, os prémios de fotografia da World Press Photo guardaram uma boa surpresa para Portugal. É que o fotojornalista da agência Lusa, Nuno André Ferreira, conquistou uma distinção importante graças a uma fotografia captade no ano passado, num dos muitos incêndios florestais que assolaram Portugal. A imagem do fotojornalista conquistou o terceiro prémio na categoria de Spot News, dedicada a notícias locais.

Ao todo, a organização premiou 45 vencedores, com origens em 28 países. A imagem de Nuno André Ferreira retrata o violento incêndio em Oliveira de Frades, Viceu, que surge ao fundo. Em primeiro plano, uma criança abrigada no interior de um carro, quase imperceptível perante o cenário dantesco que se encontra atrás de si.

Esta não é a primeira distinção do fotojornalista. Em 2019 venceu o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo, graças à já famosa imagem do presidente a confortar uma das vítimas dos incêndios, depois de ter perdido a sua casa nas chamas.

A outra foto vencedora de Nuno André Ferreira

O grande prémio para a Fotografia do Ano foi entregue ao fotógrafo dinamarquês Mads Nissen. A imagem vencedora mostra uma brasileira de 85 anos a ser abraçada pela primeira vez em cinco meses, devido às precauções com a pandemia. O abraço acontece através de uma proteção de plástico, essencial para travar o contágio da Covid-19.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT