Um incêndio deflagrou este sábado, 17 de agosto, no centro artístico Somerset House, em Londres. O fogo, agora controlado, atingiu uma das alas do museu e foi combatido por cerca de 125 bombeiros. Para já não são conhecidas as causas das chamas.
As chamas consumiram a ala oeste do edifício, “constituída principalmente por escritórios e instalações de apoio, não há obras de arte nessa área”. Ainda assim, todo o recinto da Somerset House foi encerrado ao público por precaução e sem previsão de reabertura.
“Ainda é muito cedo para comentar o estado do edifício, mas graças aos esforços dos serviços de emergência, estou confiante de que os danos se limitam a uma pequena parte do edifício”, disse o diretor da Somerset House Trust, Jonathan Reekie, citado pela Euronews.
“Enquanto os bombeiros de Londres prosseguem a sua investigação e operações, a Somerset House permanecerá encerrada ao público até nova ordem”, avançou ainda.
O incêndio terá começado por volta do meio-dia. Várias equipas de bombeiros deslocaram-se para o local e ainda lá permanecem até este domingo. Não há registos de feridos e a causa do incêndio ainda está a ser investigada.
A Somerset House é um antigo palácio real onde a rainha Catarina de Bragança viveu oito anos no século XVII e onde estão reunidas obras de arte contemporâneas de mais de 50 artistas. “Autorretrato com a orelha enfaixada” de Vincent Van Gogh e “A descida da cruz” de Peter Paul Rubens são algumas das pinturas expostas no local. Atualmente, é também sede da Real Sociedade de Literatura britânica.
Ver esta publicação no Instagram