Teatro e exposições

Gulbenkian vai apoiar artistas e novas criações com mais um milhão de euros

É o segundo apoio milionário à cultura por parte da fundação desde o início da pandemia.
Novo apoio às artes.

Depois de ter sido anunciado em abril do ano passado, ainda Portugal vivia a primeira vaga da pandemia, que a Fundação Calouste Gulbenkian tinha criado um fundo de apoio de 1,5 milhões de euros para as artes, a fundação prepara-se agora para reforçar esse apoio.

No seu site, a Gulbenkian explica que, “tendo em conta as necessidades atuais do setor cultural, a Fundação Gulbenkian decidiu apoiar a formação e a criação, individual e coletiva, nas várias dimensões artísticas”. Em causa está “um investimento de mais de um milhão de euros, surge em linha com o compromisso da Fundação de apoiar os artistas e as suas estruturas de criação, privilegiando os criadores mais originais e inovadores”.

O dinheiro vai ser orientado na prática para três áreas distintas: apoio à formação no estrangeiro, à criação de obras originais e, ainda, à realização de exposições em França. Toda a informação já está a ser disponibilizada.

Até 30 de abril há concursos para as bolsas de formação no estrangeiro em artes visuais, artes performativas e música (num total de 600 mil euros), apoio à criação artística de obras originais nas áreas das artes visuais, cinema, dança e teatro (350 mil euros) e apoio à realização de exposições em França (200 mil euros), através da Delegação da Fundação em Paris.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT