Teatro e exposições

Há 15 espetáculos gratuitos de teatro, circo e marionetas para ver em Vila Real

Vai haver ainda concertos de Mallu Magalhães, Aline Frazão, Maro e Criatura na mesma cidade.
Fotografia: Sagar Dani no Unsplash.

Entre julho e agosto, há mais motivos para visitar Vila Real. Ao longo destes dois meses, o centro histórico da cidade no norte do País vai servir de palco à iniciativa “Artes de Rua”, que oferece 15 atuações gratuitas de teatro, circo e marionetas.

“Com este programa procura-se, para além da fruição artística, promover a visita ao património arquitetónico do centro histórico da cidade”, disse Rui Santos, presidente da Câmara, citado pelo “Notícias ao Minuto”. As iniciativas são para “todos os tipos de público” e algumas envolvem a comunidade ou dão destaque ao património artesanal e gastronómico local, acrescentou.

Este ciclo, que tem os largos da Capela Nova; de São Pedro; da Nossa Senhora da Conceição; a Vila Velha e o jardim da Carreira como palcos, é também uma tentativa de “descentralizar e democratizar a cultura”, explicou a vereadora Mara Minhava.

Entre as várias propostas, encontra “Covilhetes e Pucarinhos”. A peça audiovisual tem o barro negro de Bisalhães e a tradição dos covilhetes, um salgado típico de Vila Real, como inspiração.

Já “Lúmen — Uma História de Amor”, por exemplo, é um espetáculo de marionetas gigantes representado ao longo de um percurso que descerá a avenida Carvalho Araújo.

Ao “Artes de Rua”, o diretor do Teatro de Vila Real, Rui Araújo, juntou um ciclo de cinema ao ar livre que revisitará várias eras — de Charlie Chaplin a Michael Radford, passando por Jacques Tati e Federico Fellini — e o programa “Do Lado do Verão”, com concertos de Mário Lúcio & os Kriols com Nancy Vieira, Mallu Magalhães, Aline Frazão, Maro e Criatura. Estes decorrem no exterior do teatro.

Por outro lado, “Clássicos de Verão” leva para o ar livre um género musical (erudita) que, por norma, apenas se ouve em auditórios. A programação completa está disponível online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT