Teatro e exposições

Há mais uma exposição de Ai Weiwei para ver em Lisboa

As 17 obras do artista chinês vão estar na Galeria de Antiguidades e Arte São Roque a partir de 15 de maio.
O artista tem 66 anos.

A Galeria de Antiguidades e Arte São Roque, na Rua de São Bento, em Lisboa, prepara-se para receber mais uma exposição, neste caso “Paradigm”, pelas mãos do reconhecido artista Ai Weiwei. As 17 obras do artista plástico chinês que vive em Montemor-o-Novo estarão disponíveis a partir de 15 de maio e podem ser visitadas até 31 de julho de 2024.

Os trabalhos expostos centram-se em esculturas que refletem a reinterpretação das técnicas tradicionais de porcelana chinesa queimadas em Jingdezhen, na China. Entre elas destaca-se uma nova série de retratos LEGO. O objetivo é “abordar temas de tensão social e política, liberdade de expressão, autenticidade, valor e maestria.”

Vão estar disponíveis peças como Ghost Gu Descending a Mountain, de 2007, ou Blue & White Porcelain Plates (small), de 2017. Também as obras Porcelain Rebar (2014), He Xie (2011) e Freedom of Speech Puzzle (2014) estarão expostas para serem apreciadas pelo público.

“Reconhecido pelo explorar destemido de temas políticos e sociais, Ai Weiwei é um dos artistas mais proeminentes de hoje. A sua prática multidisciplinar diversificada incorpora escultura, filme, fotografia e literatura. É um motivo de orgulho que a São Roque seja a primeira galeria em Portugal a enquadrar o trabalho dele através da lente da porcelana”, afirmou Mário Roque, proprietário da Galeria.

O designer já tinha estado na Cordoaria Nacional, durante cinco meses, com uma exposição que juntou mais de 80 obras, em 2021. Se desta vez quiser conhecer o seu trabalho, saiba que a entrada é livre e que o horário de visita é de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 19 horas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT