Teatro e exposições

O novo museu dos bombeiros de Cascais tem a melhor coleção de miniaturas do País

O espaço museológico foi inaugurado no dia 6 de outubro, em Alcabideche, e conta com várias peças da coleção de José Neto.
Tem a melhor coleção do País.

Há cerca de quatro anos, no dia 6 de setembro de 2018, um incêndio atingiu mais de 430 hectares desde a Ermida de S. Saturnino, na Peninha (Sintra), até às dunas da Cresmina, em Cascais. Mais de 700 bombeiros dirigiram-se ao local para combater os fogos. Agora, quatro anos volvidos, foi inaugurado um museu dedicado a estes heróis em Cascais, como forma de homenagear “todos os soldados da paz que estão sempre na linha da frente em prol da segurança de todos”.

O Museu dos Bombeiros de Alcabideche, que abriu ao público no dia 6 de outubro, foi instalado no quartel projetado em 1930 pelo arquiteto Norte Júnior para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche. Ocupa os dois pisos do edifício e, além dos elementos que contam a história da associação, que existe desde 1911, o novo espaço acolhe “a melhor coleção de miniaturas e de material para combate a incêndios existente no nosso País”, garante a autarquia.

As peças fazem parte da enorme coleção de José Neto, antigo diretor da associação, que conta com mais de 300 mil objetos da história dos bombeiros. Muitos deles podem agora ser vistos na área de exposições temporárias no piso térreo do museu.

Eventualmente, serão feitas novas exposições temáticas com o vasto espólio de José Neto, que “podem até integrar outros equipamentos culturais do concelho, assim como ir renovando as peças no próprio museu”. De entrada gratuita, o museu pode ser visitado de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas.

Nascido em Lisboa, em 1942, José Neto dedicou grande parte da sua vida ao colecionismo, uma paixão que se fez sentir desde miúdo. Apaixonado pela história dos bombeiros, a sua coleção já tinha, em 1988, cerca de 600 viaturas dos soldados da paz. Cerca de uma década depois, a sua casa em Alcabideche já se tinha transformado num verdadeiro museu, com um espólio que ultrapassava as 2000 miniaturas de carros de bombeiros.

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das peças que pode encontrar no novo museu de Cascais.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT