Os comediantes Luís Franco-Bastos, Salvador Martinha e Rui Sinel de Cordes subiram ao palco do Teatro Tivoli na noite de terça-feira, 23 de janeiro, para o espetáculo “Morro Amanhã”, numa homenagem a Ricardo Vilão, que morreu em 2023. Foi o primeiro de dois tributos ao humorista, mas o momento de stand-up comedy não terminou da melhor maneira.
Rui Sinel de Cordes está a ser acusado de insultar e ameaçar uma mulher que estava na plateia e que terá interrompido o espetáculo de humor, segundo fontes ouvidas pelo “Observador”. Ao que parece, o humorista parecia estar bêbado e subiu ao palco “visivelmente alterado”, interrompendo os colegas durante o espetáculo e fugindo ao alinhamento.
“A dada altura saiu do palco a gritar alto e bom som que precisa de ‘ir mijar’ Deixou nitidamente desconcertados o Salvador Martinha e o Luís Franco Bastos. Eles tentaram fazer tempo, com algum embaraço. Após o regresso ao palco, o Rui entrou eufórico e enérgico, já se notava a voz a arrastar”, confessou uma das fontes,
O ambiente estava a ficar cada vez mais tenso, já ninguém se ria, até que uma mulher da plateia, perto do fim do espetáculo, levantou a voz e disse: “Rui, deixa-os falar”.
O humorista, nesse momento, reagiu com insultos pessoais e gritos. “Cala-te, és uma vaca”, “devias morrer de cancro”, “és uma ordinária” ou “eu mesmo te matava por me interromperes, se não fosse o espetáculo do Vilão”, terá dito o comediante, segundo relatos de espectadores à SIC Notícias. A atitude fez com que muitas pessoas começassem a abandonar a sala.
“Foram ofensas em público, injúrias, difamação, completamente gratuitas e o estado de embriaguez, de consumo ou o facto de se tratar de uma homenagem a um ente querido falecido há pouco tempo não justifica nem atenua. Foi gravíssimo”, confessou um dos espectadores.
Até mesmo nas redes sociais começaram a surgir algumas críticas, numa publicação de divulgação do espetáculo. “Foi vergonhoso e completamente desrespeitoso para com o público, para com os colegas em palco e sobretudo para com Ricardo Vilão aquilo que Rui Sinel de Cordes fez ontem. Não foi humor, foi uma triste bebedeira”, pode ler-se nos comentários.
Além deste espetáculo no Teatro Tivoli BBCA, está marcado mais um para dia 31 de janeiro, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. O “Morro Amanhã” é uma iniciativa que homenageia o humorista Ricardo Vilão, que era o quarto elemento do grupo que fundou o Lx Comedy Club. O lucro da bilheteira revertia a favor da família do comediante, que morreu em setembro.
Ver esta publicação no Instagram