Teatro e exposições

Icónico mural de Banksy em Dover foi demolido

A obra de arte urbana estava na fachada de um edifício desde 2017, com uma avaliação de 1,2 milhões de euros.

O mural surgiu na fachada do prédio de Dover pouco tempo depois do referendo que selou a saída do Reino Unido da União Europeia, em 2017. Nele, um trabalhador aparecia a destruir uma das estrelas da bandeira da União.

Por ali se manteve durante dois anos, como um marco turístico da cidade no sul de Inglaterra, até que em 2019 surgiu totalmente pintado de branco. A obra de arte urbana, avaliada por 1,2 milhões de euros, ainda foi alvo de uma tentativa de restauro, mas agora, o edifício parece estar irremediavelmente destinado à demolição.

O prédio faz parte de um novo empreendimento urbano que irá albergar serviços culturais e comunitários. “Antes de autorizar a demolição, e seguindo aconselhamento dos profissionais do restauro, foi declarado que a obra não poderia ser devidamente restaurada sem um custo considerável que reaíria sobre os cidadãos — isso se fosse tecnicamente possível”, revelou a autarquia.

Ainda assim, nota a mesma fonte, o “promotor da obra está a tentar encontrar uma forma de conservar a obra de Banksy”. Embora já tenham conseguido remover partes, “não há certezas” sobre a capacidade de resistência do resto do mural.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT