É na Rua dos Clérigos, no centro do Porto, que fica o Instituto. É inaugurado esta terça-feira, 18 de dezembro, um espaço flexível pensado para as artes e para receber programação cultural.
A base de todo este projeto é o atelier de arquitetura de Paulo Moreira, que fica neste antigo armazém que foi reabilitado. O Instituto é o conjunto das restantes salas, disponíveis para quem quiser propor iniciativas artísticas.
“É um espaço flexível, tanto pode acolher eventos de um dia, como reuniões ou oficinas de vários dias, residências artísticas de várias semanas. O espaço de co-working pode ser alugado por vários meses”, conta Paulo Moreira à NiT.
Paulo Moreira é o arquiteto responsável por edifícios como o da fábrica da cerveja Musa, em Lisboa.
Existe um hall e um pátio pensados para receber eventos, um estúdio preparado para acolher residências artísticas e de pesquisas, um espaço de co-work, e uma sala de conversas, exposições e oficinas. No interior há ainda uma cozinha comunitária.
Há dois estúdios de arquitetura que já estão presentes no espaço: o Coci Studio, proveniente da Suíça, que fará uma residência de quatro meses; e o recém formado coletivo portuense Ras.a.
A inauguração decorre na tarde desta terça-feira com um open studio — sendo que há uma festa maior a partir das 21h30. Carregue nas setas para ver mais fotos do Instituto.