Teatro e exposições

Já foram divulgados os grandes vencedores do Concurso Sardinhas 2023

No total, houve 3267 propostas candidatas. A lista de premiados inclui quatro nomes portugueses e um brasileiro.
São os cinco vencedores.

A 13.ª edição do Concurso Sardinhas já escolheu as vencedoras. As cinco grandes vencedoras deste ano foram escolhidas entre mais de três mil candidatas, que incluía peixes chegados do Brasil e do Bangladesh, passando pela Escócia e pela Ucrânia.

No total, participaram 1593 artistas de 64 países, com 3267 propostas. Este ano, o mote era “Abril, Sardinhal Mil!”. A lista de premiados inclui quatro artistas portugueses e um brasileiro, escolhidos pelo júri, um conjunto dos trabalhadores da EGEAC. Cada um receberá um prémio no valor de 1500€.

De 4 de abril a 4 de maio, não existiram limites. Digitais ou manuais, havia mil e uma maneiras para cozinhar a melhor sardinha: estampadas, com Photoshop, pintadas, desenhadas, bordadas, esculpidas, azuis, amarelas, às bolinhas, às riscas, em cartão ou plasticina. E todas as técnicas e matérias-primas eram válidas. Cada candidato poderia apresentar um máximo de três criações.

A obra “Where’s Kitty?”, de Rita Martelo, foi inspirada na obra do ilustrador britânico Martin Handford, autor de Wally. Apresenta as festas de Lisboa, do Castelo ao Cais das Colunas, e está recheada de sardinhas. Em tom alegórico, ilustra a população da cidade a celebrar o Santo António. O pequeno gato preto Kitty não é fácil de encontrar por entre os balões, a cerveja, a música e a cor que caracterizam a época dos santos populares.

Já Luís Gil decidiu pegar no quadro “The Son of Man”, e torná-lo num Fernando Pessoa meets René Magritte. No lugar da maçã verde que tapa a cara do homem, encontra-se uma sardinha, que substitui o nariz e o bigode de Fernando Pessoa — figura característica de Lisboa.

Para duas das sardinhas distinguidas, a inspiração veio da gastronomia. Eliza Borkowska viajou até ao Japão, e apresentou a Sardinha Sushi, com dois pauzinhos vermelhos. Quanto a Marta Dias, a aposta é a celebração da cultura e memória do povo português. A figura representa uma taça de barro com arroz-doce, decorado com canela.

Tiago Távora Veras chegou ao pódio com a sardinha São Vicente. O brasileiro ilustrou os painéis de São Vicente dentro da barriga de uma sardinha.

Durante o mês de junho, as cinco vencedoras vão circular por toda a cidade no interior dos autocarros lisboetas, numa parceria entre a EGEAC e a Carris.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT