Cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

Teatro e exposições

José Raposo e os filhos juntam-se em palco para “questionar o papel do teatro”

"Trata-se de um espetáculo sobre a própria ideia de espetáculo". Pode vê-lo até 16 de novembro no Teatro Variedades, em Lisboa.

Chama-se “Reality Show: Os Raposos – 3027” e “num tempo futuro,  ou talvez no presente disfarçado de amanhã, uma família de artistas decide encenar um reality show em palco”. É assim que começa a apresentação da peça protagonizada por pai e filhos, bem conhecidos do público português.

Falamos de José, Miguel e Ricardo Raposo, cujos diferentes projetos em cinema, teatro e televisão têm feito parte da vida dos portugueses. Agora, pela primeira vez juntam-se em palco, num espetáculo com texto e encenação do próprio Miguel Raposo.

Com 90 minutos, o espetáculo estreou-se a 15 de outubro no Teatro Variedades, em Lisboa. “É um espetáculo metateatral que oscila entre a ficção científica e a memória real, entre o ensaio e a representação, entre o íntimo e o espetáculo”, lê-se na sinopse. “Neste jogo de espelhos, onde a realidade e a ficção se atravessam sem pedir licença, assistimos à revisitação de um legado familiar e artístico, ao mesmo tempo que se questiona o papel do teatro num mundo saturado de informação-espetáculo”, acrescenta.

Esta família, com o desejo antigo de colaborar num projeto conjunto, convida-nos a entrar num ciclo de partilha intergeracional onde se ensaia, se pensa e se sente o teatro. “O palco do Teatro Variedades transforma-se num espaço onde se cruzam linguagens cénicas e audiovisuais, experiências vividas e possibilidades futuras. No fundo, trata-se de um espetáculo sobre a própria ideia de espetáculo. Sobre o que deixamos, o que herdamos e como ficamos em cena, mesmo mil anos depois”.

A narrativa inspirou-se em entrevistas dadas pela família ao longo dos anos e de uma outra peça de Miguel Raposo, chamada “Karaoke” — também criada a pensar na família.

A peça é dedicada à atriz Maria João Abreu (ex-mulher de José Raposo e mãe de Miguel e Ricardo Raposo), que faleceu a 13 de maio de 2021 aos 57 anos, vítima de aneurisma cerebral.

Pode ser vista até 16 de novembro. Antes, no dia 7 às 21 horas, e no dia 9 pelas 16 horas, haverá sessões com audiodescrição, para levar esta história a mais pessoas. Os bilhetes já se encontram disponíveis para compra online e nos locais habituais, com preços entre os 10€ a 15€. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Tv. do Salitre 35
    1250-004 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Bilheteira: de segunda-feira a sábado das 17h às 20 e domingo das 13h às 16h

ARTIGOS RECOMENDADOS