Teatro e exposições

Lisboa tem uma nova escultura tridimensional em homenagem a Simone Veil

É da autoria da ceramista Maria Ana Vasco Costa e foi inaugurada no sábado, 29 de outubro.
Foi inaugurada no sábado, 29 de outubro. Foto: CM Lisboa.

A antiga presidente do Parlamento Europeu, Simone Veil, ex-ministra francesa da Saúde e sobrevivente do Holocausto foi homenageada no sábado, dia 29 de outubro, em Lisboa. Na Praça Europa, mesmo na frente ribeirinha entre a Ribeira das Naus e o Cais do Sodré, foi instalada uma nova escultura tridimensional e revestida a painéis cerâmicos.

Da autoria da premiada ceramista Maria Ana Vasco Costa, a nova peça escultórica destaca-se não só pela sua estrutura, como pelas palavras que esta ostenta: “Nous sommes responsables de ce qui nous unira demain (Somos responsáveis pelo que amanhã nos irá unir)”. A frase é da autoria de Simone Veil e está escrita na sua língua materna, o francês.

A escultura foi inaugurada no âmbito do encerramento da Temporada Portugal-França 2022, uma iniciativa que promoveu o intercâmbio cultural entre os dois países ao longo de três dias. Um dos eventos que também marcou o penúltimo dia da Temporada foi o mega espetáculo de música eletrónica e video mapping em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT