Teatro e exposições

Lisboa vai receber um mega festival de cabaret e burlesco já esta semana

Vai haver espetáculos de contorcionismo, magia, dança e outras artes de vários performers portugueses e internacionais.
Louise L'Amour será uma das performers.

Os espetáculos de cabaret difundiram-se um pouco pelo mundo nos loucos anos 20 do século passado. Após várias décadas, continuam a haver vários bares, discotecas e clubes que apostam nestes espetáculos. Por isso mesmo, Lisboa vai receber mais uma vez o maior evento de burlesco e cabaret do País: o The Spectacular Cabaret Fest. O festival decorrerá a 16 de junho no RCA Club, em Alvalade, e a 17 e 18 na Voz do Operário.

“É a quarta edição do festival”, conta à NiT Luísa Correia, mais conhecida por Louise L’Amour. Foi em 2019 que o festival decorreu pela primeira vez. Nos anos seguintes, teve de acontecer de forma digital, devido à pandemia. O regresso aos espetáculos presenciais vai ser da melhor forma com a presença de mais de 30 artistas nacionais e internacionais. 

Destacam-se Veronique Divine (Portugal), Arthur Cadre (França), Alejandro e Naomi Beauty (Portugal), Belle Dommage (Portugal/Holanda), Bustie La Tish (Holanda), Fraulein Margret (Portugal), Miss Cherry On Fire (Reino Unido) e Mr. Whatever (Espanha).

A inauguração, a 16, será num ambiente de festa, com algumas atuações dos performers que também estarão a conviver com o público. Este primeiro dia será no RCA Club, em Alvalade. Na segunda noite, vamos poder assistir a 20 atuações diferentes. Vai haver ainda um concurso em que um dos dez participantes terá a possibilidade de ganhar um prémio monetário, uma coroa e uma performance na noite seguinte. Já o encerramento do The Spectacular Cabaret Fest será marcado pelas 12 atuações que poderá assistir.

Não vai faltar diversidade no festival, tanto de estilos de atuações como de identidades de género e orientações sexuais. “O que mais se destaca é a variedade. Vamos ter contorcionismo, magia, burlesco, dança, fado”, revela Louise L’Amour, organizadora e performer. “As identidades de género também estão abarcadas da maior forma possível. Vamos ter pessoas dos 20 aos 60 anos e de todos os géneros.”

Quanto ao seu set, podemos esperar uma atuação de neoburlesco, pela qual Louise já é conhecida. Mas o que é isto do neoburlesco? “Pego no burlesco clássico e dou um twist, através da música e dos designs”, responde à NiT.

Os bilhetes para o festival estão à venda na Ticketline. Os valores vão dos 12€ aos 50€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT