Teatro e exposições

Lisboa vai voltar a encher-se de espetáculos de marionetas gigantes

A programação conta com mais de 20 espetáculos artísticos elaborados por reputadas companhias e criadores.
Vão ser mais de 20 espetáculos.

O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA Lx) está de volta a Lisboa para a 24.ª edição. O evento decorre ao longo de 25 dias, de 9 de maio a 2 de junho, e vai ter oportunidade de assistir a mais de 20 espetáculos artísticos elaborados por reputadas companhias e criadores nacionais e internacionais, mas também de novos valores.

A programação — que parte do mote da Liberdade — foi revelada esta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Marioneta, no São Luiz Teatro Municipal. As apresentações vão estar espalhados por mais outras sete salas lisboetas: no Teatro Luís de Camões, Castelo de São Jorge, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Teatro Romano, Teatro do Bairro, Teatro Taborda e ainda na Cinemateca Portuguesa.

A abertura oficial da iniciativa acontece no Castelo de São Jorge, a 9 de maio, onde vão decorrer quatro espetáculos de rua gratuitos. Tim Davies, do Reino Unido, vai estar com a Arachnobot, uma gigante aranha-marioneta com cinco metros de altura e um complexo esqueleto de cabos que controlam oito pernas articuladas. Além disso, estarão presentes a companhia belga PikzPalace, a companhia francesa La Femme e a companhia francesa Les Goulus.

Esta edição conta ainda com Johanny Bert, um famoso encenador da cena, Étienne Saglio, um nome da nova magia e da manipulação de objetos e ainda a reputada companhia brasileira Pigmaleão Escultura. A companhia francesa Sacékripa, a inglesa String e a portuguesa Formiga Atómica são outras das protagonistas.

Para além de espetáculos, o festival inclui ainda um conjunto de atividades paralelas, como a realização de um workshop, o Poesia da Precisão, com coordenação de Isabel Barros, ou um ciclo de cinema, cuja programação será brevemente anunciada. Serão ainda promovidos conversas e encontros com os criadores das apresentações que integram a programação desta edição.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras de cada sala que acolhe a iniciativa e nos respetivos sites. Embora haja espetáculos gratuitos, outros são pagos e os ingressos podem custar entre 3€ e 15€.

 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT