Teatro e exposições

MAAT celebra aniversário com entrada gratuita — vai haver exposições e mercado de comida

Todos os anos, o museu lisboeta tem atividades especiais no feriado do 5 de outubro, dia em que foi inaugurado em 2016.
O MAAT abriu há cinco anos.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, vai celebrar o quinto aniversário no próximo feriado do 5 de outubro, terça-feira. Como tem sido habitual, o espaço terá entrada gratuita, além de uma série de atividades especiais.

Entre os destaques da programação encontra-se a abertura da exposição “Dia”, do artista alemão Carsten Höller. A mostra reúne uma vasta série de obras que produzem luz e escuridão. 

“Esculturas com lâmpadas, projeções e elementos arquitetónicos, que abrangem um período que vai de 1987, altura em que Höller ainda trabalhava como cientista, até aos dias de hoje. Mais de vinte peças, muitas delas especialmente recriadas para a exposição, distribuem-se por todo o edifício num percurso organizado que entra em diálogo com o carácter espacial único de curvaturas orgânicas, limites estreitos e volumes de dimensões e luminosidades diferentes”, descreve o MAAT.

Na Central vai poder assistir à performance “K Club Reconstructing the Club”, do artista americano Ari Benjamin Meyers com Violet e DJ Tennis. É descrita como “uma situação musical encenada para um visitante de cada vez”. Há um sinal de néon a assinalar a entrada para uma discoteca. Enquanto esperam, os visitantes recebem um número aleatório — só podem entrar se esse número for chamado pelo segurança.

O MAAT vai acolher ainda um mercado de comida independente, nos jardins da Central. A curadoria dos 12 produtores presentes ficou a cargo da Comida Independente, que trabalha com produtores de várias regiões do país.

O programa completo, que inclui outras performances e visitas guiadas, pode ser conhecido no site oficial do museu lisboeta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT