Teatro e exposições

Mais uma obra de Andy Warhol vandalizada por ativistas — desta vez atiraram farinha

O grupo Ultima Generazione escolheu como alvo um carro da marca BMW pintado pelo artista norte-americano em 1979.
É mais um ataque realizado pelos ativistas italianos.

Várias têm sido as notícias sobre ativistas ambientais que vandalizaram obras de arte. Já usaram sopa de tomate e de ervilha, tarte e, esta sexta-feira, 18 de novembro, atiraram farinha contra uma criação de Andy Warhol, que está exposta em Fabbrica del Vapore (Milão), que tem uma exposição do artista norte-americano.

O ataque foi feito pelo grupo Ultima Generazione (Última Geração, em português). Desta vez a obra visada foi um carro da BMW que foi pintado pelo artista em 1979. Ao contrário das peças previamente vandalizadas, como um quadro de Monet ou de Van Gogh, esta não estava protegida. Após atirarem a farinha, os ativistas colaram as mãos ao chão.

Enquanto tudo isto acontecia, gritavam em prol do ambiente e vários visitantes tentavam impedir o ato, ao mesmo tempo que limpavam o carro. O vídeo do momento foi partilhado no YouTube, onde conta com 1.500 visualizações. “Alguém tem muito tempo livre” e “Estranhamente, isto é algo que o Andy Warhol faria” são apenas alguns dos comentários.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT