Back in Town

A Noite dos Museus e outras centenas de atividades chegam no final de maio

No Dia internacional do Museu, 18 de maio, vai poder visitar sem pagar a Torre de Belém e o Museu Nacional de Soares dos Reis. Dois dias depois chegam as visitas a espaços culturais fora de horas.

O Museu dos Jerónimos tem entrada livre a 18 de maio.

O Dia internacional do Museu celebra-se 18 de maio e o calendário de festejos — que ainda não está completo — parece não ter fim. Espetáculos artísticos em Alcobaça, encenações históricas em Coimbra e visitas guiadas em Faro são apenas algumas propostas, assim como as visitas sem pagar a monumentos, atividades noturnas, espetáculos de breakdance, peças de teatro e visitas dramatizadas.

Vamos por partes. Há vários monumentos com entrada livre nesta data: em Lisboa vai poder conhecer, por exemplo, a Torre de Belém, o Panteão Nacional e o Mosteiro dos Jerónimos; no Porto, o Museu Nacional de Soares dos Reis e o Museu Militar do Porto também não vão cobrar bilhete. 

Mas há mais para descobrir na programação. Em Lisboa, vai poder ver a performance “Príncipes, Heroínas, Amores Impossíveis e Outras Assombrações”, da Companhia Nacional de Bailado. Começa às 22 horas no Museu Nacional do Teatro e da Dança. Outra proposta interessante é “Os Fantasmas do Aqueduto”, uma visita dramatizada no Museu da Água que se realiza de 30 em 30 minutos, das 18 às 24 horas.

Já no Porto, no Museu dos Transportes e Comunicações, vai poder aprender sobre a “Anatomia do Contrabando” (15 horas). No Museu Soares dos Reis vai decorrer um espetáculo de breakdance (18 horas).

A Noite dos Museus regressa a 20 de maio

O Dia Internacional dos Museus também se celebra de noite — a Noite Europeia dos Museus começou a realizar-se em 2005 e mobiliza mais de três mil museus em 30 países. Este ano acontece a 20 de maio e vai contar com espetáculos de teatro, música e dança, encenações e visitas guiadas. Tudo sempre fora de horas, claro. 

Descobrir os “Os Fantasmas do Aqueduto” no Museu da Água, participar numa quiz musical no Museu Nacional da Música ou conhecer a história d’”A inscrição de Arronches”, uma das seis únicas inscrições rupestres conhecidas que estão em língua lusitana mas foram escritas com letras latinas, são algumas das sugestões para uma noite diferente. 

O programa do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus está a ser atualizado e pode ser consultado no site do Património Cultural. Basta escolher o concelho onde vive e o tipo de atividade que pretende usufruir. As inscrições são obrigatórias e podem estar limitadas a um número máximo de participantes.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT