Teatro e exposições

Museus de todo o País têm entrada gratuita e iniciativas especiais nos próximos dias

Pode entrar sem pagar em Serralves, na Gulbenkian, na Casa Fernando Pessoa ou no Museu Berardo, entre outros.
O Museu de Serralves é um dos incluídos.

O Dia Internacional dos Museus assinala-se esta quarta-feira, 18 de maio. Para celebrar a data simbólica, museus de todo o mundo promovem iniciativas especiais — e muitos deles oferecem a entrada aos visitantes neste dia. Portugal não é exceção.

Este ano, o mote é “O Poder dos Museus” — ou seja, a importância e relevância destes espaços que promovem o conhecimento, acolhem artefactos históricos ou peças artísticas, disponibilizando-os a toda a população.

Em Lisboa, um dos museus em destaque é o da Fundação Calouste Gulbenkian. Entre 18 e 21 de maio, o Museu Gulbenkian e todas as exposições temporárias vão ter entrada gratuita — sendo que no dia 21 o espaço pode ser visitado até às 22 horas.

O Museu Gulbenkian vai receber encontros com artistas, investigadores, mediadores e curadores, que irão abordar temas diversos, que vão da quântica à condição humana de Rembrandt. Conheça a programação, que também inclui iniciativas do Centro de Arte Moderna (CAM), na página oficial da Gulbenkian.

Noutro local da cidade, no Centro Cultural de Belém, o Museu Coleção Berardo terá entrada gratuita a 18 e 21 de maio. O espaço recomenda aos visitantes as exposições “O Esplendor”, de Gérard Fromanger; e “Last Folio”, de Yuri Dojc e Katya Krausova, que encerram no fim do mês. 

Outra opção é a Casa Fernando Pessoa, que também terá entrada gratuita esta quarta-feira. Será também o lançamento das Sessões Descontraídas, que propõem aos visitantes um ambiente mais descomprometido e menos sisudo — com mais tolerância ao movimento e ruído. Será um bom dia para levar os miúdos, por exemplo.

No Porto, o grande destaque vai para o Museu de Serralves. A entrada é gratuita a 18 de maio — por lá poderá visitar mostras de artistas como Ai Weiwei, Mark Bradford, Leonilson ou David Douard. Têm ainda duas atividades especiais programadas: uma visita guiada a “Ai Weiwei: Entrelaçar” e a ativação de “Tarek Atoui: O Testemunho das Águas”, pelos alunos da ESMAE.

O Museu da Cidade do Porto terá um conjunto de atividades especiais entre as 10 e as 20 horas. Vai haver visitas guiadas e tertúlias com entrada livre. Conheça a programação completa do espaço museológico.

Por todo o País estão previstas atividades especiais. O Museu do Pão, em Seia; a Fábrica da Pólvora, em Barcarena; o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz; o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Mafra; o Museu do Oriente, em Lisboa; o Museu Municipal de Palmela; o Museu de S. João de Alporão, em Santarém; ou o Museu Municipal de Tavira – Núcleo Islâmico são outros dos espaços que promovem iniciativas de celebração do Dia Internacional dos Museus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT