Teatro e exposições

Música, dança, cinema e comida. Gulbenkian vai ter espectáculos grátis durante 3 dias

Haverá um pouco de tudo, incluindo uma peça muito especial: a "Grande Colheita" com a participação da Horta de Deméter, em Viseu.
Haverá um pouco de tudo.

A Gulbenkian, em Lisboa, vai ter um evento especial que contará com três dias de atividades de diferentes estilos, de espetáculos de dança a debates. O melhor? As propostas são totalmente gratuitas. Decorre entre 26 e 28 de janeiro.

O Partis & Art for Change, fruto da colaboração entre a Fundação e a La Caixa, decorre anualmente desde 2020. O principal objetivo do festival é fomentar e difundir o papel da arte e da cultura enquanto criadores de mudança e transformação na sociedade.

No primeiro dia, pelas 10 horas, terá lugar a palestra “Modelos de escuta e participação na cultura”. Os oradores vão ser os representantes de eventos que contam com a participação direta dos cidadãos, como o festival Bons Sons, em Tomar, o Trinity Community Arts, em Bristol e o Largo Residências, em Lisboa. Depois, pelas 19 horas, chega a vez do concerto “Home Ensemble”, que junta músicos de diferentes países, como o Afeganistão, Cabo Verde, Ucrânia e Portugal.

A 27 de janeiro, vai ser apresentado “Agora Nascíamos Outra Vez” (19 horas), uma coreografia da Companhia Maior que terá textos de Patrícia Portela, música de Noiserv, iluminação especial desenhada por Daniel Worm e uma paisagem cénica de Fernando Brízio.

Nesse mesmo dia será lançado o site da “Bowin Doc” (14h30), uma plataforma que conta a história de um projeto artístico realizado ao longo de três anos com a população migrante do concelho de Odemira. A página online contará com vídeos de dança, música e obras de artes plásticas.

“Cocina Aural” e “En Mi Piel” (ambas às 16h30) são duas curtas-metragens que refletem “sobre a reinvenção das linguagens artísticas no trabalho com corpos diversos e pessoas com deficiências.” Segue-se uma conversa entre o público e o ator e encenador Marco Paiva.

No último dia, 28 (um domingo), será apresentado o espetáculo “Grande Colheita”, que decorrerá em todo o Jardim Gulbenkian. Conta com música, teatro e a prova de diferentes sopas feitas com legumes vindos da Horta de Deméter, em Viseu.

Ao longo dos três dias também vai ter a oportunidade de conhecer a exposição “Por um Galho”, com peças feitas pela população idosa de Antas, em Esposende. Vai abordar temas como a arte, a natureza e a comunidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT