Teatro e exposições

Neste museu com exposição inédita a roupa não entra. “Quem aparecer vestido é estranho”

A mostra chama-se “Naturist Paradises” e pode ser visitada até dia 9 de dezembro em Marselha, França.
Pode ir sem roupa.

Uma vez por mês, desde julho, o Museu das Civilizações Europeias e Mediterrâneas, em Marselha, na França, permite a entrada a visitantes completamente nus. Neste dia específico, sempre uma terça-feira, apenas os sapatos são permitidos, como precaução para proteger o piso do espaço.

Curioso? Não hesite: só terá oportunidade para visitar a exposição de fotografia “Naturist Paradises” até 9 de dezembro. Com o lema “de nudistas para nudistas”, a mostra reúne uma vasta coleção de 600 fotografias, filmes, revistas, objetos do dia a dia, pinturas, desenhos, livros, esculturas e outras obras de arte, provenientes de comunidades naturistas e de coleções públicas e privadas oriundas de França e da Suíça.

A exposição cataloga o crescimento das comunidades nudistas pela Europa e a filosofia por trás do desejo de regressar à natureza.

A exposição cataloga o crescimento das comunidades nudistas na Europa, assim como a filosofia que impulsiona o desejo de reconexão com a natureza. “França é o principal destino turístico do mundo para naturistas. O clima e a presença de três mares facilitaram o estabelecimento de uma comunidade com poucos equivalentes reais noutras regiões da Europa”, sublinha o museu.

Com “Naturist Paradises”, os visitantes são convidados a embarcar numa “viagem de descoberta das primeiras comunidades naturistas, começando pela Alemanha e Suíça, e posteriormente em França”. A mostra também presta homenagem à história destes grupos pioneiros, que se formaram nesses países na década de 1920 e analisa como o naturismo é vivido e praticado atualmente.

As visitas sem roupa à exposição são organizadas mensalmente, em colaboração com a Federação Francesa de Naturismo, durante o horário de encerramento. “Quem desejar visitar a exposição vestido nesse horário pode ser considerado um pouco estranho”, comentou o porta-voz do museu.

A entrada é gratuita para visitantes com menos de 18 anos, e os restantes pagam 11€. O bilhete permite o acesso a todas as exposições. Todas as informações estão disponíveis online.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Mucem (@mucem_officiel)

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT