Teatro e exposições

New Talent: vamos oferecer 10 mil euros a um jovem talento português

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a NiT e a TVI juntaram-se para a segunda edição deste super concurso de talentos.
Está de volta o prémio New Talent.

Em 2019, a NiT, a TVI e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa juntaram esforços para uma iniciativa inédita e que se revelou um enorme sucesso nacional: o concurso New Talent. O objetivo era encontrar o maior talento português com menos de 27 anos na área do lifestyle e oferecer-lhe um prémio no valor de 10 mil euros para desenvolver um projeto profissional. De entre a lista de 10 finalistas, mais de oito mil portugueses votaram online para escolher o grande vencedor: a cantora açoriana Sara Cruz. 

Esta sexta-feira, 16 de outubro, arrancou a segunda edição do concurso — e as regras são semelhantes. Ao longo das últimas semanas, a redação da NiT escolheu 50 jovens talentos que se têm destacado nas suas respetivas áreas. Essa lista foi analisada pelo júri do New Talent — composto por um representante da NiT, da TVI e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa —, que reduziu os candidatos para uma lista de dez finalistas. São eles: Água na Boca, Beatriz Pessoa, Chineleiras, Classic Costa, Cuscuz, Dressed fur, Frederico Santos, João Grilo, Marta Maçarico e Matilde Horta.

“Há poucos concursos a darem tanto dinheiro para estimularem diretamente o talento português”, explica Sara Ribeiro, coordenadora da iniciativa. A ideia de colocar um limite de idade bastante novo, nos 27 anos, “é precisamente porque é nestas alturas, em que ainda são jovens, que é importante mostrar-lhes que é possível, para não desistirem”.

O site do projeto conta um pouco sobre a vida e a carreira dos finalistas, onde os candidatos também respondem à pergunta: “O que faria com 10 mil euros?”

Ao longo das próximas semanas, a NiT irá publicar um artigo maior sobre cada um deste jovens talentos. E no dia 16 de novembro abrirá oficialmente o período de votação online onde os portugueses poderão eleger o vencedor do concurso. Esta votação terminará a 30 de novembro. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT