Teatro e exposições

No novo mercado de Lisboa não há artesanato — mas há muitas ideias, música e revolução

A iniciativa foi um sucesso em Aveiro e veio agora para o Largo de São Domingos, mesmo ao lado do Teatro Nacional Dona Maria II.
O Mercado das Madrugadas vai ocupar o Largo de São Domingos.

Neste novo mercado de Lisboa não vai encontrar comida e peças de artesanato, mas sim muitos debates, música e uma peça interativa. O Mercado das Madrugadas arrancou esta quinta-feira, 9 de maio e prolonga-se até domingo, 12. Tudo começa às 20 horas.

O local escolhido por Patrícia Portela, a criadora do evento, foi o Largo de São Domingos, mesmo ao lado do Teatro Nacional Dona Maria II. A responsável — que já levou a iniciativa a Aveiro — descreve-o como um “mercado de ideias”.

É também uma forma de celebrar os 50 anos do 25 de abril e, por isso, este vai ser um dos principais tópicos em debate nas diferentes bancas. Em vez de venderem produtos, os “comerciantes” oferecem as suas ideias, opiniões e experiências.

Em cada stand há, então, artistas-feirantes cujo objetivo passa por convocar os visitantes a pensar sobre os próximos 50 anos de abril. “Não é olhar para trás, mas para a frente, com a experiência e as histórias que já temos, e pensar como é que a partir daqui será possível fazer uma revolução adaptada à atualidade”, explica a organizadora.

Durante a peça interativa, cada membro do elenco composto por atores de três gerações vai pensar sobre “um dia em que cada um tenha pensado que o mundo iria mudar para melhor”.

“Temos uma geração que viveu o 25 de Abril, uma geração que nasceu no 25 de Abril e uma geração que tem agora 20 anos e que embora mais distante [da revolução] tem o futuro nas mãos”, diz Patrícia, esperançosa por “ver pessoas tão diferentes a juntarem-se e a partilhar uma ideia comum de mudança e vontade de tornar o mundo um lugar melhor.”

A participação no Mercado das Madrugadas é totalmente gratuita. O elenco conta com Ana Rocha, Beatriz Teodósio, Célia Fechas, David Costa, Diogo Dória, Elsa Bruxelas, Fred Botta, João Grosso, Miguel Abras, Miguel Baltazar, Mónica Coteriano, Sara Alexandra e Vânia Rovisco. Também poderá assistir às atuações do Coro Menor, Coro da Câmara de Cascais, Coro Relâmpago de Aveiro e o Coro Gemas d’Aveiro.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT