Teatro e exposições

Um musical com Nossa Senhora, Marilyn Monroe e outras peças de teatro para ver em dezembro

Nas diferentes salas de Lisboa é possível encontrar dramas, musicais ao estilo da Broadway e propostas para a família.
Há algumas novidades imperdíveis.

Escrita pelo britânico Robert Icke, “The Doctor” tornou-se numa das peças mais populares do Reino Unido em 2019, quando estreou no Teatro Almeida, em Londres. “Oferece um diagnóstico brilhante das doenças modernas”, descreveu o “The Guardian”. Agora, a peça foi adaptada ao português com o título “A Médica” — e vai estrear a 12 de dezembro no Teatro da Trindade INATEL, onde vai ficar em cena até 16 de fevereiro do próximo ano.

A narrativa acompanha Piedade Lobo, diretora fundadora e professora do Instituto ALMA, que recusa a entrada de um padre católico na sala de operações, onde uma rapariga está a morrer devido a um aborto mal feito e autoadministrado. A médica proíbe-o de entrar porque está convencida de que a sua presença, não previamente autorizada pela família, provocará uma desnecessária ansiedade na jovem paciente.

Depois da gravação da discussão entre a diretora e o padre se tornar viral na Internet, Piedade começa a ser alvo de fortes reações por parte de alguns colegas do hospital, por um crescente grupo de utilizadores das redes sociais e, por fim, por um painel televisivo constituído por ativistas de vários movimentos sociais. Cada um questiona as suas intenções ao proibir a entrada do padre, confrontando-a com as suas próprias convicções morais, éticas e religiosas, no que parece ser um julgamento público televisionado, acabando por conduzir ao seu afastamento profissional.

O elenco da peça conta com Adriano Luz, Custódia Gallego, Eduarda Arriaga, Igor Regalla, Inês Castel-Branco, José Leite, Luciana Balby, Maria José Paschoal, Pedro Laginha, Rita Cabaço, Sandra Faleiro e Vera Cruz.

Outra novidade de dezembro é “FÁTIMA — Ópera-Rock”, de Filipe Lá Féria. “Quando as luzes da sala do Teatro Politeama se apagarem e o pano subir, o palco iluminar-se-á com uma poderosa fábula que transcende o tempo e o espaço”, diz o encenador e dramaturgo de 79 anos.

Como o nome sugere, a peça é apresentada numa fusão de ópera e rock. De acordo com a organização, “estes estilos, com a sua energia, intensidade e revolta, permitem uma atualização de uma história antiga, conectando-a às sensibilidades do público atual”. A narrativa aborda os acontecimentos de 1917, na Cova da Iria, quando três pastores relataram ter visto a imagem de Nossa Senhora de Fátima — um dos eventos mais marcantes do século XX em Portugal.

“Juntando o rigor da sua dimensão histórica com uma galeria de personagens surpreendentes e profundamente humanos, FÁTIMA é uma reflexão acerca de Portugal no que tem de mais profundo e subtil. No abismo do seu mistério, no assombro e no milagre deste extraordinário fenómeno, La Féria construiu um texto e uma partitura musical que permanecerá na memória do Teatro Português”, lê-se na sinopse.

Entre outras estreias e algumas propostas populares que se mantêm em cena, como “Amigos da Treta” e “Querido Evan Hansen”, que já tinha sido um sucesso na Broadway, carregue na galeria para descobrir outras peças de teatro que pode ver ao longo de dezembro em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT