NiTletter
Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Teatro e exposições

Nova digressão dos Commedia à La Carte junta improviso com Inteligência Artificial

César Mourão, Carlos Cunha e Gustavo Miranda acrescentam mais sessões aos espetáculos em Lisboa e no Porto.

Após terem esgotado várias sessões este ano, os Commedia à La Carte anunciaram horários extra para a nova digressão, que vai passar por Lisboa e Porto. O grupo formado por César Mourão, Carlos Cunha e Gustavo Miranda vai estar a celebrar os 25 anos com um novo espetáculo onde juntam Inteligência Artificial (IA) e improviso.

A 13 e 20 de setembro e a 11 e 18 de outubro, vão subir aos palcos do Teatro Tivoli BBVA e Teatro Sá da Bandeira, respetivamente, pelas 17 horas (já que as sessões das 21 horas já esgotaram). 

O público será desafiado a partilhar informações como a rotina pessoal ou a da pessoa com quem assiste ao espetáculo. A partir daí, a IA irá gerar um conflito entre os dois — e será esse o ponto de partida para a improvisação dos atores.

Todos os elementos visuais e sonoros foram criados com recurso à Inteligência Artificial, desde o cartaz à voz-off, passando pelo cenário e pelos figurinos. Tudo será apresentado em tempo real.

Os músicos Guilherme Marinho, Jaume Pradas e Nuno Oliveira também vão receber pautas geradas automaticamente apenas no momento da atuação. O objetivo é manter o improviso total, mesmo nas partes musicais.

Já foram anunciadas mais de 40 datas para esta digressão, mas o grupo promete que nenhuma noite será igual. A estreia internacional aconteceu a 9 de maio no Luxemburgo. Seguiu-se Paris, no dia 10.

Em Portugal, os espetáculos começam no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, com apresentações entre 4 e 28 de setembro. No Porto, os Commedia à La Carte estarão no Teatro Sá da Bandeira de 2 a 26 de outubro. Em ambas as cidades, os espetáculos decorrem de quinta-feira a domingo, sempre às 21 horas, com exceção das tais sessões extra.

O grupo segue depois para o Funchal, com atuações a 14 e 15 de novembro no Centro de Congressos do Casino da Madeira, às 21 horas. Em São Miguel, o espetáculo acontece a 20 de novembro, no Teatro Micaelense, às 21h30. A digressão termina em Leiria com apresentações de 29 de janeiro a 1 de fevereiro, às 21 horas, no Teatro José Lúcio da Silva.

Os bilhetes já estão à venda no site da Aquele Abraço e Ticketline. O preço varia entre 15,50€ e 26,50€.

Áudio deste artigo

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM