“Inner Animals” é a nova exposição do Coletivo 284, que estará em exibição entre 8 e 24 de julho. Tal como o título indica, o tema da mostra é mesmo o animal que vive dentro de nós.
A ideia para este tema surgiu devido à pandemia — que tem sido fonte de inspiração para muitas outras obras e objetos artísticos —, mais especificamente, graças ao quão fora do normal e atípico tornou as nossas vidas.
Se criar uma obra de arte já pode ser um desafio, criar uma obra de arte sobre algo que não vemos, mas que pode estar dentro de nós, pode ser ainda mais complexo, e tal só foi possível graças a uma reflexão introspetiva, profunda e íntima por parte de cada artista.
Na mostra, estes animais assumem diferentes formas: podem ser uma manifestação simbólica, uma energia ou uma forma de representar personalidade ou comportamento de cada artista no seu estado mais puro e cru. Para que isto fosse alcançado, além da reflexão, os artistas tiveram de invocar, mergulhar e dialogar com a sua espiritualidade e força pessoal, para darem forma, cor e energia ao seu animal de poder.
Para ver esta exposição, só terá de passar pelo Coletivo 284, na Rua das Amoreiras, em Lisboa, de segunda-feira a sábado, entre as 15 e as 19 horas. A entrada é gratuita. “Inner Animals” também disponibilizou um catálogo virtual, com as obras dos 16 artistas.