Chama-se “Last Folio” e é uma exposição que vai ser inaugurada no Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na quinta-feira, 27 de janeiro. Com fotografias e vídeos dos artistas Yuri Dojc e Katya Krausova, pretende evocar memórias do Holocausto.
A mostra centra-se na destruição perpetuada pelos nazis no território que hoje corresponde à Eslováquia — nomeadamente na cultura judaica. É o resultado de um projeto que começou em 2005, pela mão dos dois artistas, ambos nascidos na antiga Checoslováquia, que emigraram por razões políticas quando o país foi invadido por tropas soviéticas nos anos 60.
Yuri Dojc e Katya Krausova viajaram durante dez anos por diversos locais da Eslováquia, para recuperarem as memórias de um país arrasado, e em busca de sobreviventes judeus, numa tentativa de resgatar a cultura histórica judaica.
“São imagens únicas pela sua autenticidade e intensidade, tão belas quanto trágicas, de ruínas de escolas, de sinagogas, de livros e de objetos”, indica o museu. “Last Folio” fica patente no Museu Coleção Berardo até 29 de maio. Pode ser visitada todos os dias das 10 às 19 horas. A entrada é gratuita.