Teatro e exposições

A nova obra de arte urbana de Lisboa está a encher de cor o Mercado de Arroios

A obra de requalificação da zona circundante do mercado está a avançar — com mais espaço para peões e mais arte à mistura.
Cor não vai faltar

Cor, muita cor. E muito mais espaço para as pessoas. É assim que se está a transformar a zona que circunda o Mercado de Arroios, em Lisboa, e que vai ganhar uma nova obra de arte urbana. Desta vez, vai ser preciso olhar para o chão para a apreciar.

O projeto é da autoria do Colectivo Boa Hora Estúdio, composto por Vasco Costa, Miguel Brum, João Miguel Santos, Frederico Mendes e Paulo Ferreira. Foram eles os escolhidos para concretizar parte do projeto que a junta de freguesia e a Câmara Municipal de Lisboa idealizaram para a zona.

No âmbito da iniciativa “A Rua é Sua”, os lugares de estacionamento vão aumentar, mas serão reorganizados de modo a que haja mais espaço para todos. Vai passar a “albergar mais 13 lugares de estacionamento, o que permite aos residentes desta zona terem melhores condições, nomeadamente ao impedir o estacionamento irregular em segunda fila, ao criar um lugar destinado a condutores com mobilidade reduzida e ao ter um lugar reservado para cargas e descargas”, explica no seu site a Junta de Freguesia de Arroios. 

Não é tudo. A forma de circular também será alterada, fruto do alargamento das zonas interditas que estão a ser coloridas e valorizadas pelos artistas escolhidos. A NiT passou por lá e mostra-lhe como é que tudo se está a transformar.

A obra é mais fácil de apreciar vista de cima, das janelas dos edifícios vizinhos do mercado, mas nem por isso se perde para quem passa na rua. As cores fortes são o elemento visual que impera.

Por enquanto, ainda não é possível admirar a obra no seu formato final. Será preciso esperar mais algumas semanas para que isso aconteça.

Carregue na fotogaleria para ver mais imagens.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT