Teatro e exposições

A nova obra de Vhils foi inaugurada do outro lado do mundo

A peça instalada na Embaixada de Portugal no Japão assinala os 480 anos da chegada dos portugueses ao país asiático.
É mais uma peça de Alexandre Farto

Em 1543, os primeiros portugueses pisavam solo japonês. Foi na ilha de Tanegashima que António Mota, António Peixoto e Francisco Zeimoto atracaram pela primeira vez. Agora, 480 anos depois, mais portugueses fazem esta viagem. Portugueses e as suas obras.

Para celebrar a data, foi encomendada uma obra especial a um dos mais reconhecidos artistas plásticos da atualidade, Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils. A sua obra está desde esta sexta-feira, 3 de março, em exibição na Embaixada de Portugal no Japão.

A obra foi, de resto, feita no local, com a figura de Luis Vaz de Camões em grande destaque. O evento contou com a presença do artista e também do embaixador Vítor Sereno.

“A obra celebra os 480 anos do primeiro encontro entre Portugal e o Japão e eterniza a plurissecular amizade luso-nipónica através de uma linguagem contemporânea e que ficará, para sempre, patente na entrada do novo edifício da Embaixada de Portugal no Japão”, revela o comunicado.

Trata-se de uma história longa a que une os dos países. Portugal foi, de resto, o primeiro país europeu a receber oficialmente emissários japoneses, ainda no século XVI.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT