teatro e exposições

A nova obra viral de Banksy é uma homenagem à morte de George Floyd

A imagem foi partilhada nas redes sociais do artista de rua este sábado, 6 de junho.
É a mais recente obra de Bansky.

A morte de George Floyd, morto por um polícia em Minneapolis, nos EUA, tem gerado uma onda de protesto contra o racismo e a brutalidade policial. Em todo o mundo vão várias as manifestações que se têm registado, mas as redes sociais também se tornaram um importante veículo de propagação do movimento “Black Lives Matter”.  Banksy não faltou e usou a sua conta no Instagram para partilhar uma obra de homenagem à morte de Floyd.

A imagem foi partilhada este sábado, 6 de junho, e representa uma vigília de um membro de uma comunidade negra. Ao lado estão flores e uma vela que queima uma das pontas da bandeira nacional norte-americana. Em poucas horas a publicação já conta com mais de um milhão de gostos nesta rede social.

View this post on Instagram

A post shared by Banksy (@banksy) on

Além da obra, Banksy partilhou uma imagem com algumas palavras. “No início, pensei em calar a boca e ouvir as pessoas negras sobre este assunto. Mas porque faria isso? Não é problema deles. É meu”, começou por dizer.

“As pessoas de cor estão a ser traídas pelo sistema. Um sistema branco. É como um cano que vaza e inunda o apartamento dos vizinhos de baixo. O sistema falhado está a tornar as suas vidas numa miséria, mas não é a sua função repará-lo. Eles não o podem fazer porque ninguém os deixa entrar no apartamento de cima. Este é um problema branco. E se os brancos não o resolverem, alguém terá que subir as escadas e arrombar a porta”, continuou.

Noutra das recentes obras que tinha partilhado, no início de maio, Banksy homenageou uma enfermeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT