No cenário idílico do terraço do Palácio Mascarenhas, com o rio Tejo como fundo, encontra-se um novo mural intitulado “A Metropolitana”, concebido artista plástico Mário Linhares.
A obra foi inaugurada na passada sexta-feira, 29 de novembro, e pode ser visitada na sede da Área Metropolitana de Lisboa (AML), no número 23 da Rua Cruz de Santa Apolónia, de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 20 horas.
O mural é composto por cerca de mil azulejos, todos pintados à mão, respeitando a história e a tradição da azulejaria portuguesa. A peça representa os 18 municípios da AML: de um lado, estão os nove municípios situados a norte do Tejo (Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira), enquanto do outro lado se encontram os nove a sul do rio (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal).
No centro da obra, destaca-se uma figura feminina. O retrato da mulher “alude à vida e à humanização do território, emergindo da paisagem construída e habitada como ‘A Metropolitana’, uma pessoa totalmente emancipada enquanto filha da liberdade conquistada no 25 de Abril”, descreve a Área Metropolitana de Lisboa.
E acrescenta: “Esta Metropolitana é, tal como a figura da República, uma pessoal real, uma jovem universitária de 20 anos com um olhar poderoso e confiante sobre o futuro, que aqui vive, e tem sonhos concretos para levar ainda mais longe o que há 50 anos foi inaugurado com o 25 de Abril.”