Teatro e exposições

“O Amante do Meu Marido”, Marilyn Monroe e outras peças de teatro para ver em novembro

Entre biografias, comédias, musicais para miúdos e um one woman show, há muito para conhecer em Lisboa ao longo deste mês.
Há várias novidades.

Norma Jeane Mortenson, nascida a 1 de junho de 1926, tornou-se num dos maiores ícones da cultura pop do século XX e do cinema graças a filmes como “Os Homens Preferem as Loiras” e “O Pecado Mora ao Lado”. Atingiu o estrelato sob o nome de Marilyn Monroe e cimentou-se como uma das raras celebridades reconhecidas por qualquer geração.

Apesar do sucesso, a vida foi, como é em muitos casos, repleta de dramas. Muitos dos seus relacionamentos foram tão tumultuosos como mediáticos, incluindo os casamentos com o jogador de basebol Joe DiMaggio e o dramaturgo Arthur Miller. A morte trágica e prematura, por overdose, em 1962, aos 36 anos, deixou um legado envolto numa aura de mistério que continua a fascinar o mundo. 

A história de vida da atriz já foi contada vezes sem conta — e voltará a sê-lo entre 14 de novembro e 22 de dezembro, na peça “Marilyn, Por Trás do Espelho”. A produção estará em cena na Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa, com apresentações de quarta-feira a domingo, pelas 19 horas.

Este monólogo, com texto e interpretação da atriz brasileira Anna Sant’Ana, esteve dois anos em digressão pelo Brasil. Em Portugal, a portuguesa Ana Isabel Augusto será responsável pela encenação— mas a protagonista mantém-se.

“A partir de um lado menos conhecido da estrela de Hollywood, ‘Marilyn, Por Trás do Espelho’ desafia a uma reflexão sobre a solidão, a depressão e o papel da mulher, temas que continuam a merecer atenção e discussão nos dias de hoje. Percorrendo vários episódios da biografia de Marilyn Monroe, o espetáculo reinterpreta também momentos inesquecíveis, como o ‘Happy Birthday’ para o Presidente John Kennedy ou a famosa cena do vestido branco flutuante do filme ‘O Pecado Mora ao Lado’”, descreve a produção.

Quem está mais inclinado para a comédia pode conhecer “O Amante do Meu Marido”, que vai estar no Teatro Armando Cortez entre 21 de novembro e 1 de dezembro. O elenco conta com Marta Andrino, Frederico Amaral, Rita Simões e Paulo Matos.

O protagonista da história é Asdrúbal, que toda a vida sonhou ser ator. A mulher, Constança, sempre ridicularizou o desejo do marido e quer a ajuda dele no novo negócio de lingerie. “Antes que cometa mais loucuras”, justifica.

Determinado a tornar-se ator, Asdrúbal dá tudo de si numa audição que grava em vídeo para um papel muito especial: o de “bicha louca”. A mulher entra em casa nesse momento e assiste a tudo. Fica imediatamente convencida de que o marido tem um amante chamado Arnaldo. Nesse mesmo dia, bate à porta um homem distinto que tenta seduzir a dona da casa, por quem sente uma atração irresistível. A esta história junta-se Marilyn, a criada que sonha em vencer o concurso de misses do clube da freguesia.

Neste mês de novembro, também poderá ver um one woman show que, neste caso, é protagonizado por Melânia Gomes — conhecida pelas participações em “Maré Alta” e “Mar Salgado” —, que está a celebrar 20 anos de carreira. A atriz interpreta quatro personagens diferentes.

Vera é solteira e trabalha num serviço de apoio telefónico a vítimas de solidão. No entanto, o seu maior sonho é ter alguém que a apoie a ela, algo que nunca parece acontecer. Carmo é casada e, quando descobre que o marido a trai, pondera tornar-se acompanhante de luxo, mas falta-lhe vocação.

Já Celeste é viúva e tenta explicar em tribunal a bizarra sucessão de acontecimentos que levou à morte do marido — e como conseguiu, pela primeira vez, dizer um palavrão. Por último, o público vai conhecer Catarina que é divorciada e, por várias vezes, tentou encontrar o homem certo — mas ainda não conseguiu ter uma relação duradoura. “Uma visita guiada a cada estado civil com uma atriz em estado de graça, que vai deixar tudo em estado de sítio”, lê-se na sinopse do espetáculo.

Carregue na galeria e conheça algumas das peças de teatro que pode ver em novembro em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT