Teatro e exposições

O Arco do Triunfo está a ser tapado em nome da arte

É a concretização do derradeiro sonho de Christo, que morreu sem ver a sua grande obra completa. Será inaugurada a 18 de setembro.
Está quase pronto

São mais de 25 mil metros quadrados de tela que irão cobrir aquele que é um dos mais emblemáticos monumentos de Paris. O resultado final será aquele que Christo Yavachev sonhou em 1962, altura em que morava num apartamento a poucos metros da praça.

Nos últimos dias, o Arco começou a preparar-se para a concretização da última obra de arte de Christo, que na verdade era o nome da dupla artística formada pelo búlgaro e pela sua mulher francesa, Jeanne-Claude. Quando imaginaram a obra na década de 60, arrumaram os esboços na gaveta. Achavam que nunca teriam autorização para a concretizar.

Acabariam por fazer uma carreira ímpar na cena artística e replicaram o projeto do Arco do Triunfo noutros locais. Embrulhou o Reichstag, em Berlim, e até a Pont-Neuf, em Paris. Por embrulhar ficou sempre o arco, até hoje.

A ideia de concretizar o projeto foi lançada em 2017 e devidamente aprovada pelas autoridades parisienses. Numa entrevista dada ainda em 2020, revelou a dificuldade de preparar os planos em apenas 18 meses, já que o embrulho do Reichstag, por exemplo, foi desenhado em 25 anos.

O projeto no Arco deveria ter sido concretizado em 2020, mas a pandemia obrigou ao adiamento. Já sozinho e sem a sua parceira criativa — Jeanne-Claude morreu em 2009 —, pareceu antecipar o que estaria para vir. “Os meus projetos podem ser construídos sem mim”, atirou.

O Reichstag foi emrulhado em 1995

É precisamente isso que está a acontecer, com a obra a ser supervisionada pelo sobrinho do artista búlgaro. “Foi tudo desenhado pelo Christo até ao último detalhe e temos que nos cingir a isso”, explica.

A concretização do sonho terá um custo de 14 milhões de euros, pago na totalidade com a venda dos estudos preparatórios e colagens feitas por Christo, alguns feitos ainda na década de 60. A obra, tal como a imaginou, será revelada a 18 de setembro e o monumento permanecerá embrulhado até 3 de outubro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT