60 mil euros é o prémio total que o concurso Novos Talentos Fnac promete oferecer na edição de 2023. A competição pretende premiar os melhores em seis categorias distintas: música, escrita, videojogos, cinema, ilustração e fotografia.
Cada vencedor em cada uma das categorias receberá um total de 10 mil euros, um valor significativamente diferente daquele atribuído na edição do ano passado, cujo valor se ficou pelos 1.500€. “Quantos talentos não terão ficado por descobrir por insegurança ou medo, por falta de palco ou apenas pela ausência de quem os veja e ouça? Textos guardados, ficheiros perdidos no computador ou músicas que nunca deixaram a garagem”, pode ler-se no anúncio do concurso organizado pela Fnac.
A escolha dos vencedores ficará nas mãos de especialistas. Na categoria de cinema, a decisão caberá a Leonor Teles, Paulo Trancoso, Tiago Guedes e Paulo Viveiros. Já na parte da escrita, o painel é composto por Conceição Garcia, Dulce Cardoso, Afonso Cruz e João Tordo.
O júri da categoria de música conta com Henrique Amaro, Lia Pereira, Luís Oliveira e Rui Miguel Abreu. Segue-se o painel de fotografia com Mário Cruz, Augusto Brázio, Francisco Feio e Sérgio B. Gomes; o de videojogos com Ricardo Flores, João Aires de Matos, André Santos e Mafalda Duarte; e por fim o de ilustração, composto por Leonor Zamith, Bernardo Carvalho, Catarina Sobral e João Fazenda.
Além do prémio monetário, serão entregues outros prémios a vencedores e participantes com menções honrosas, entre câmaras fotográficas, e-readers ou workshops. As inscrições já estão abertas e têm a data limite de 30 de abril.