“Quão perigoso é Jordan B. Peterson, o professor de direita que atingiu um ninho de vespas?”, questionava em 2018 o “The Guardian” sobre o psicólogo clínico canadiano que escreve bestseller atrás de bestseller. Mas mais famoso do que os seus livros, só mesmo as suas polémicas visões e opiniões.
Desta vez, chega a Portugal para duas palestras ambiciosas, ou não tivessem sido elas reservadas para duas enormes salas. A 24 de abril, Peterson falará no palco do Campo Pequeno, em Lisboa, e no dia seguinte é a vez de o Porto receber o canadiano no Pavilhão Rosa Mota. Descrito como “psicólogo clínico”, o seu currículo espraia-se pelas áreas da “depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade, esquizofrenia”, afirma o comunicado da promotora Everything is New.
Peterson tem uma enorme legião de seguidores que bebem cada uma das suas palavras como um mantra. É assumidamente de direita e nunca se esconde das considerações polémicas, mesmo quando roçam a homofobia e a transfobia. “Os miúdos gays estão a ser convencidos de que são transsexuais. Isso não é lá muito bom para os gays, pois não?”, atirou numa célebre entrevista ao “The Telegraph”, onde comentou também o rótulo que lhe foi colocado por vários críticos.
Dizem que é “o ícone inteligente das pessoas estúpidas”. “Essa definição não me chateia. O que são eles [os críticos]? Os ícones inteligentes das pessoas inteligentes? E eu a pensar que não eram elitistas”, responde. “Parte do papel de um intelectual é o de articular o que as pessoas sabem, mas que não conseguem expressar. Nesse sentido, estou a fazer o meu trabalho.”
É descrito pelo “The Guardian” como “um conservador à moda antiga” que “chora pelo declínio da fé religiosa e da família tradicional”. No seu encalço seguem milhões de seguidores, “sobretudo jovens brancos que se sentem alienados” pelo prevalente “discurso da justiça social”. “É uma mistura de professor erudito, guru da auto-ajuda e combatente de rua dos guerreiros da justiça social”, aponta o diário britânico.
A par dos seus artigos científicos, fez do livro “12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos” um sucesso com mais de quatro milhões de cópias vendidas. Depois fez-se à estrada e correu (e corre) o mundo a espalhar a palavra.
Em 2022, foi também afastado do Twitter depois de um comentário que visava Elliot Page. “Recordam-se de quando o orgulho era pecado? E depois os seios da Ellen Page foram removidos por um médico criminoso”, escreveu, num comentário que deu origem à ameaça de remoção da sua licença de psicólogo pela Ordem de Psicólogos Canadianos.
Com mais ou menos polémica, Jordan Peterson vai mesmo passar por Portugal. Os bilhetes começam a ser vendidos a partir de 7 de março, numa fase de pré-venda. Os preços começam nos 32,5€ e podem chegar aos 90€.