Teatro e exposições

O porco “metade-metade” de Bordalo II e Okuda que nasceu em Chelas

A figura tem dois estilos diferentes. Com certeza, conseguirá identificar a qual cada um deles pertence.
Obra foi feita por quatro mãos.

A Estrada de Chelas, em Lisboa, tem sido um verdadeiro ateliê para a arte urbana e o graffiti. Em portas, paredes ou fachadas tem nascido várias obras coloridas. Agora, juntou-se uma nova obra à paisagem — um porco colorido feito pelas mãos de Bordalo II e de Okuda.

A iniciativa artística “Cor de Chelas” encabeçada pelo português de 37 anos arrancou em fevereiro, após a autarquia de Lisboa ter autorizado as pinturas. Desde então, outros artistas têm igualmente decorado as paredes da zona. Entre dragões, rostos realistas e cartoons, naquelas telas de betão não há limites para a imaginação.

A criação mais recente, “Half Piggy”, combina duas estéticas diferentes. O lado esquerdo tem objetos recolhidos lixo, pintados em tons de rosa e branco. Do outro, tem os triângulos de cores vibrantes como elementos principais. O pintor e escultor espanhol, Okuda, distingue-se precisamente por este tipo de figuras geométricas com tonalidades intensas. Costuma representar corpos sem identidade e símbolos que motivem reflexões sobre o universo e sentido da vida.

Já Artur Bordalo, é um dos maiores nomes das artes plásticas em Portugal. A sua presença é conhecida de norte a sul do país e também nas ilhas com os típicos animais robustos. Algumas das intervenções são polémicas, como o medicamento antifascista colocado sob a campa de Salazar, a 25 de abril deste ano. Na própria arte não existe espaço para medos.

Este não se trata do primeiro trabalho do português em modo “metade—metade”. Entre os exemplos, há a figura de um macaco na mesma estrada, após a Câmara Municipal de Lisboa ter autorizado a pintura de fachadas.

O artista tem convidado outros colegas de street art e graffiti para mostrarem o seu trabalho no bairro de Xabregas.  As suas produções também já foram expostas além-fronteiras, nomeadamente um imponente leão em Las Vegas, nos EUA.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT